Como ler códigos VBA no Microsoft Excel

Escrito por robert karr | Traduzido por marcel luzia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A linguagem VBA (Visual Basic for Applications) é parte da maioria dos aplicativos do pacote "Microsoft Office". Aprender a ler os códigos envolve a compreensão da forma lógica que as linhas de comando aparecem, usando o sistema de ajuda do VBA e, talvez, consultando materiais online ou impressos. A sintaxe de cada palavra e instrução é fixa e sempre será no mesmo formato. Na maioria dos casos, o significado pode ser óbvio, ainda que a grafia das linhas de código pareça estranha.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Abra o "VBA" no Excel clicando em "Developer" (Desenvolvedor) no menu superior e em seguida selecione "Visual Basic" na linha da esquerda do menu de opções. Caso não encontre a aba "Developer", clique no botão "Microsoft Office" no canto superior esquerdo na tela da planilha. Clique em "Excel Options" (Opções do Excel) e "Popular". Nesta última opção, habilite "Show Developer tab in the Ribbon" (Mostrar a aba de desenvolvedor na faixa de opções).

  2. 2

    Visualize o código "VBA" na tela. Os códigos existentes serão exibidos em linhas separadas. Isso segue um fluxo lógico. Leia-as e compreenda os objetivos de cada seção, que geralmente inclui instruções de opções, declarações de variáveis, subprocedimentos, instruções ou comandos, saída de dados, declarações de comentários e uma instrução final de sub-rotinas.

  3. 3

    Leia o significado das instruções de opções e declarações variáveis a seguir:

    "Option Explicit" (Opção explícita) garante que as variáveis serão declaradas, evitando erros posteriormente no programa. "Option Base 1" (Opção Base 1) diz ao programa para começar a contar matrizes a partir de um em vez de zero.

    “Dim [nome da variável] As [tipo]”. Crie uma variável chamada "Empregado" e atribua a um tipo de cadeia de caracteres alfanuméricos, como é possível ver em "Dim strEmpregado As String". Ambas as formas têm o mesmo significado que "Dim Empregado As String", o prefixo simplesmente esclarece o propósito da variável para um ser humano. Da mesma forma, "intSalario Dim As Integer" declara uma variável chamada "Salario", que vai conter números inteiros.

  4. 4

    Interprete a sub-rotina ou instruções de procedimento dessa forma:

    “Sub GetEmpregadoNome()” nomeia um procedimento para localizar um nome de empregado. Uma instrução do tipo "strEmpregado = InputBox(“Entre com o nome do empregado: “)" significa "Exiba uma janela solicitando que o usuário insira o nome do usuário e atribua-o à variável strEmpregado". Entenda que se isso é tudo o que a sub-rotina faz, a linha restante deverá ser "End Sub" (Fim de sub-rotina).

  5. 5

    Interprete um outro código "VBA" como este:

    Pastas de trabalho. Adicionar significa criar um novo Workbook no intervalo (A1). Selecionar representa o processo de seleção da célula identificada na coluna A, linha 1. As instruções "If"/"Then"/"Else" (Se/então/senão) determinam os procedimentos de teste, verificando se a condição é verdadeira ou falsa, procedendo de formas diferentes conforme o resultado:

    If intSalario < 50,000 then MsgBox “Esta pessoa merece um aumento!” Else MsgBox “Essa pessoa pode estar trabalhando muito!”

  6. 6

    Aprenda o significado de muitas linhas de códigos do "VBA" apenas selecionando o comando ou digitando no editor do Visual Basic e pressionando "F1" para abrir um menu de ajuda.

Dicas & Advertências

  • Use uma ou mais das três ajudas mais importantes dentro da janela do VBA para entender o que o código faz. Clique em "View" (Exibir) no menu superior. Selecione "Immediate Window" (Janela imediata) para verificar o resultado de uma ação. Por exemplo, ao incluir o código "Debug.Print", um resultado imediato será exibido na janela. Vá em "Local Windows" (Janelas locais) ou "Watch" (Assistir) para mostrar o que está acontecendo com as variáveis.
  • Alterar um código "VBA" existente em procedimentos ou macros quase certamente terá efeitos indesejáveis, ​​a menos que você esteja muito certo do que está fazendo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível