Como liberar espaço em um disco D

Escrito por jc torpey | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como liberar espaço em um disco D
Elimine arquivos desnecessários e libere espaço no seu disco (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Quando você usa um computador com Windows, normalmente vê um disco "C", que é o principal. É possível que também haja um segundo disco, ou o disco físico esteja particionado. Nesses casos, o seu sistema também verá um disco "D". Quase com certeza, você eventualmente ficará sem espaço nele, ou precisará limpá-lo. Os seus discos rígidos podem ser limpados em três passos simples, mas que levam um tempo para serem completados. Mesmo que um disco não esteja completamente usado, você deverá ao menos excluir os arquivos "junk" (inúteis), que não fazem nada útil no computador e só o deixam lento.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador
  • Permissões de administrador (para usuários do Windows Vista)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Clique no botão "Start" (Iniciar) e depois em "My Computer" (Meu computador). Localize o disco "D" e selecione-o clicando no ícone uma vez. Clique com o botão direito e, no menu que aparecerá, selecione "Properties" (Propriedades). Isso abrirá um gráfico circular que exibirá quanto do disco D está usado e quanto espaço livre há nele. É bom conhecer essa informação para ter um bom ponto de início e decidir quanto do disco D precisa de limpeza. Uma regra a seguir é que se o disco D tiver menos da metade do espaço usado, não faz falta uma limpeza, entre o 50% e o 75% do uso, a limpeza é opcional, e com mais do 75% usado, é obrigatória.

  2. 2

    Limpe os arquivos temporários do Windows. Clique em "Start", depois em "Run" (Executar) e uma caixa aparecerá no canto inferior esquerdo. Digite "%temp%" (sem as aspas) na caixa de texto e pressione "Enter". Isso abrirá a pasta "Temp" do Windows, e todos os arquivos dentro dele poderão ser excluídos de forma segura. Pressione "Ctrl" e "A" ao mesmo tempo para selecionar o conteúdo completo, e depois pressione "Shift" e "Del" ao mesmo tempo para excluir tudo permanentemente, sem passar pela lixeira. Se você quiser mandar os arquivos para a lixeira, pressione só a tecla "Del". Você poderá restaurar os arquivos depois, se for preciso.

  3. 3

    Exclua os arquivos temporários de internet, ou seja, a cache e o histórico de navegação do seu computador.

    Para usuários do Windows XP: Clique em "Start" (Iniciar), depois em "Control Panel" (Painel de controle) e em "Internet Options" (Opções da internet). Na janela que aparecerá, clique na guia "General" (Geral) e, ao lado da etiqueta "Browser History" (Histórico do navegador), clique no botão "Delete" (Excluir). Isso excluirá todo o histórico de navegação e os arquivos da cache do seu PC.

    Para usuários do Windows Vista: Se você tiver Internet Explorer 8, clique em "Control Panel", depois em "Network and Internet" (Redes e internet) e finalmente em "Internet Options", e na janela que aparecerá, clique no botão "Safety" (Segurança) e depois em "Delete Browsing History" (Excluir histórico de navegação). Clique nas caixas próximas dos nomes dos arquivos que você quiser excluir para ativá-las. Se você quiser salvar as senhas e outras informações do navegador sobre os seus sites favoritos, ative a caixa "Preserve Favorite Website Data" (Preservar dados de sites favoritos). Clique em "Delete" (Excluir).

    Em outras versões do Internet Explorer: Clique em "Start", depois em "Control Panel" e finalmente em "Internet Options". Na caixa que se abrirá, clique na guia "General". Ao lado da etiqueta "Browsing History" (Histórico de navegação), clique em "Delete", depois em "Delete All" (Excluir tudo) e finalmente em "OK" para confirmar que você quer excluir todos os arquivos.

  4. 4

    Desfragmente o disco rígido.

    Para usuários do Windows XP: Clique em "Start", depois em "My Computer", clique com o botão direito no disco que você quer desfragmentar (no nosso caso, D) e selecione "Properties" (Propriedades). Clique na guia "Tools" (Ferramentas), depois no botão que diz "Defragment Now" (Desfragmentar agora) e a janela do desfragmentador de disco se abrirá. Na parte inferior há dois botões, "Analyze" (Analisar) e "Defragment" (Desfragmentar). Clique no segundo botão e o processo se iniciará automaticamente. Isso pode levar entre 20 minutos e 4 horas para completar, dependendo do tamanho do disco e os conteúdos.

    Para usuários do Windows Vista: Clique em "Start", passe o mouse por cima da etiqueta "All Programs" (Todos os programas) e depois passe-o por cima de "Accessories" (Acessórios). Quando o menu aparecer, clique com o botão direito em "Command Prompt" (Prompt de comando) e selecione "Run as Administrator" (Executar como administrador). Quando a janela de comando aparecer, digite "defrag D: -w" (sem as aspas). O desfragmentador se executará automaticamente e lhe avisará ao finalizar.

  5. 5

    Esvazie a lixeira. Na sua área de trabalho, clique com o botão direito no ícone "Recycle Bin" (Lixeira) e depois em "Empty Contents of Recycle Bin" (Esvaziar lixeira). Como alternativa, você pode abri-la para ver os conteúdos antes de esvaziá-la. Dê um duplo clique na lixeira e ela se abrirá como qualquer outra janela. Você pode excluir permanentemente todos os arquivos enquanto a janela está aberta.

Dicas & Advertências

  • O processo funcionará em qualquer disco particionado, mas o disco principal será o único com arquivos temporários. Para manter o seu computador com uma saúde ótima e um bom funcionamento, realize essas tarefas ao menos uma vez a cada duas semanas. Normalmente leva umas quatro horas completar a desfragmentação de um disco, portanto, seja paciente, especialmente se parecer que não acontece nada. De fato, estão acontecendo coisas, mas os discos de hoje são imensos e contêm muita informação, portanto o avanço será lento. Nas versões 5, 6 e 7 do Internet Explorer, não há opção de salvar o seus favoritos. Só está disponível a partir da versão 8.
  • Certifique-se de fechar todas as janelas, arquivos e programas em execução antes de excluir os arquivos temporários, ou alguns ficarão bloqueados. Embora seja opcional, você pode olhar na pasta de arquivos temporários se não quiser excluir algum em concreto. Você também pode fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos, caso alguma coisa dê errado, como por exemplo ao excluir indevidamente um arquivo. Tudo o que você não tiver excluído permanentemente usando as teclas "Shift" e "Del" estará na lixeira, ainda tomando espaço no disco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível