Lições bíblicas sobre a parábola da ovelha perdida

Escrito por kathryn rateliff barr Google | Traduzido por even star
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lições bíblicas sobre a parábola da ovelha perdida
Jesus ensinava por meio de parábolas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Jesus usou parábolas, porque elas eram fáceis para as pessoas se lembrarem. Seus seguidores poderiam facilmente se relacionar com elas. Jesus também usou parábolas porque as histórias carregam um significado mais profundo para aqueles que se importavam em ouvir atentamente as suas palavras. A parábola da ovelha perdida aparece em Lucas 15:3-7 e Mateus 18:12-14. As histórias diferem em foco, mas os detalhes são muito semelhantes.

Outras pessoas estão lendo

Versão de Matheus

Em Mateus 18, Jesus está falando com seus discípulos sobre como Deus olha para as crianças; ele discute como os cristãos devem se achegar a Deus com uma atitude infantil. Ele compara o valor de uma criança com o valor de qualquer pecador perdido. Jesus descreve a preocupação do pastor com as ovelhas. A ovelha perdida, a criança pequena e o pecador tem poucas defesas contra as ciladas do inimigo. O pastor procura a ovelha perdida, deixando as outras 99 sozinhas na montanha. Como o pastor na história, Jesus procurou os perdidos e aqueles que se afastaram, porque eles pertenciam a ele. Ele teve compaixão de Zaqueu, a mulher apanhada em adultério, a mulher samaritana e muitos outros.

Versão de Lucas

Em Lucas, Jesus usa a história para repreender os escribas e fariseus que o criticavam por ter saído com os pecadores. Jesus iguala a ovelha perdida com os cristãos desapegados. Como em Mateus, a ovelha pertence a ele, e ele se alegra quando finalmente a encontra. Jesus passa o tempo com os pecadores, porque eles precisam de um salvador para trazê-los para casa. O cristão moderno reconhece a necessidade de encontrar os pecadores e mostrá-los o caminho de volta a Deus. Quando o pecador se arrepende e volta para o rebanho, o céu se alegra.

Ovelhas tolas

Charles Spurgeon, um ministro do século XIX, aponta como tola e indefesa uma ovelha sem pastor. As ovelhas não podem se defender, encontrar sua própria comida, encontrar abrigo ou encontrar seu caminho de volta para casa. No Salmo 23, o pastor leva as ovelhas para pastagens verdejantes onde as ovelhas estão seguras e têm todas as suas necessidades satisfeitas. Como a ovelha tola, a humanidade irá seguir uma distração; as pessoas estão propensas a se desviarem para áreas onde os predadores e as tentações se encontram. O pastor, Jesus, procura a ovelha perdida, porque ele entende que a ovelha não pode encontrar o seu caminho de forma independente para casa. Ela precisa de amor e um pastor cuidadoso para levá-la de volta para casa.

Bons pastores

Em João 21, Jesus diz a Pedro para alimentar os cordeiros e ovelhas. O pastor serve como pastor de seu rebanho. Como Jesus, o pastor irá atrás da ovelha perdida. Parte da repreensão aos líderes religiosos dos dias de Jesus acontece porque eles não buscavam salvar os perdidos. Como um pastor cristão, o pastor moderno ensina os cuidados para as ovelhas e as leva para lugares seguros, com ensinamentos baseados na verdade. Assim, as ovelhas podem dormir seguras sob o amor de um bom pastor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível