Lições sobre cores primárias no jardim de infância

Escrito por emma rensch | Traduzido por ludmila monassa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lições sobre cores primárias no jardim de infância
Estimule ensinamentos práticos sobre as cores primárias (Comstock/Comstock/Getty Images)

Ensinar crianças do Jardim de Infância é uma tarefa estimulante e prazerosa porque eles são curiosos com o mundo e estão sempre absorvendo novas informações. As crianças nessa idade sempre têm uma cor preferida e prestam muita atenção nas cores das roupas que elas usam. Aproveite a sua curiosidade para ensiná-las sobre as cores primárias de uma maneira que irá desenvolver nelas um amor por aprender.

Outras pessoas estão lendo

Pinte o arco-íris

Tire cópias de um desenho de arco-íris e dê uma cópia para cada criança. Disponibilize lápis de cera vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Diga a elas que essas são as cores que formam o arco-íris e mostre-as como pintá-lo corretamente, arrumando cada cor na sua ordem certa. Explique que o arco-íris contém 3 cores primárias: vermelho, amarelo e azul e que a combinação dessas cores entre si criam as outras. Por exemplo, o vermelho e o amarelo se combinam para criar o laranja e, por isso, o lugar dessa segunda cor no arco-íris é entre a duas primeiras que a originaram.

Misturando tintas com os dedos

Coloque as crianças para misturarem cores primárias para elas observarem e aprenderem sobre o papel de cada uma na formação de cores secundárias. Dê a cada criança uma folha de papel e coloque vários tons de tinta guache na mesa. Cubra a mesa e o chão com jornal e peça às crianças para combinarem duas cores primárias do arco-íris. Por exemplo, elas podem colocar uma pincelada de azul e uma de vermelho. Diga para elas misturarem as duas cores com o dedo até a cor roxa se formar. Repita combinando outras cores primárias. Essa atividade interativa ajuda as crianças a entenderem como as cores primárias do arco-íris se combinam para formar as outras secundárias.

Combinação de Cores

Leve uma variedade de lenços para a escola, de cores primárias e das cores que resultam quando estas são combinadas. Dê um cachecol a cada criança. Se eles tiverem preferências e cores favoritas, deixe que eles próprios escolham qual querem pegar. Leve um cachecol para cada criança e deixe que dois escolham o mesmo. Diga a eles que irão fazer uma esquete envolvendo cores primárias. Peça para as crianças que estão com os lenços de cores primárias ficarem uma em cada canto da sala, e então, diga para que duas cores primárias andem em direção uma da outra e explique que quando elas se encontrarem no meio da sala, irão se misturar e outra cor irá formar. Nesse momento peça que a criança com a cor secundária correspondente à essa mistura vá ao encontro das duas primeiras. Repita essa atividade até que todas as crianças tenham memorizado os diferentes resultados das combinações de cores primárias.

Show de luzes

Leve transparências de cada cor do arco-íris. Reúna as crianças em volta do retroprojetor e use as transparências para demonstrar como cada cor primária se combina para criar a secundária. Por exemplo, coloque uma parte da azul no projetor e por cima, coloque a amarela. As crianças ficarão maravilhadas de ver como elas se transformam em verde. Peça para dois voluntários criarem as cores violeta e laranja combinando as outras cores. Repita a atividade até que todos os alunos tenham tido a oportunidade de mesclar as cores para verem os resultados e entenderem o procedimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível