Mais
×

Limpando a água da piscina com produtos domésticos comuns

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Sua piscina proporciona horas de diversão e prazer para sua família - até que a água fique verde e sedimentos vermelhos comecem a acumular-se no fundo e nas laterais da piscina. Os produtos químicos agressivos para tratamento de choque da água da piscina podem ser caros e desagradáveis, se não perigosos, de usar. Se você estiver disposto a gastar algum tempo extra cuidando de sua piscina, existem vários produtos domésticos comuns que são mais suaves que os de choque para manter a água atraente em sua piscina.

Instruções

Mantenha sua piscina naturalmente limpa e transparente (Swimming-belt in swimming-pool. image by Saskia Massink from Fotolia.com)
  1. Mergulhe uma tira de teste de pH na água para saber o pH da sua piscina. Siga as instruções da embalagem para interpretar os resultados.

    Use uma tira de teste de pH para determinar o pH da piscina (bandelette test image by YvesBonnet from Fotolia.com)
  2. Estime a quantidade de água contida em sua piscina. Multiplique o comprimento pela largura, pela profundidade média (em metros) e por 1000 para obter uma estimativa em litros.

    Meça o tamanho de sua piscina (measure tape #3 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)
  3. Adicione a quantidade recomendada de bicarbonato de sódio na água da piscina. O fabricante "Arm and Hammer" recomenda que se o nível de pH for inferior a 7,2, você deve adicionar 1,4 kg a 1,8 kg de bicarbonato de sódio para cada 37.854 L de água. Se o nível de pH estiver entre 7,2 e 7,5, adicione 900 g de bicarbonato de sódio por 37.854 L de água. Se o nível de pH for superior a 7,5, não adicione nenhum bicarbonato de sódio à água.

    O bicarbonato de sódio controla o pH e os níveis de alcalinidade (vintage measuring cups image by Scott Williams from Fotolia.com)
  4. Adicione água sanitária. A Clorox recomenda a adição de 1/8 de copo de água sanitária para piscinas rasas que tenham menos de 378 litros de água. Para piscinas entre 15.141 L e 22.712 L de água, use 3 a 4 copos de água sanitária. Para piscinas entre 22.712 L e 30.283 L, adicione 5 a 6 copos de água sanitária. Para piscinas maiores, use um copo de água sanitária por cada 5.678 L de água adicionais.

    A água sanitária vai clorar a piscina (measuring cup image by Antonio Oquias from Fotolia.com)
  5. Aguarde 6 horas.

  6. Utilize a tira de teste de cloro para avaliar a concentração de cloro na sua piscina.

    Teste a concentração de cloro de sua piscina (Test Kit image by Cinneman from Fotolia.com)
  7. Repita a dosagem água sanitária o quanto for necessário para obter 0,6 a 1,0 ppm de cloro na água.

  8. Limpe sua piscina semanalmente para melhores resultados.

Aviso

  • Sempre tenha cuidado ao lidar com água sanitária. Embora seja mais fraca que o produto para oxidação de choque da piscina, ainda é um produto químico perigoso.
  • Ao medir a água sanitária, pode não ser necessário usar um copo graduado. Dois copos equivalem a 473 ml, 4 copos equivalem a 946 ml e 16 copos equivalem a 3,785 L.

O que você precisa

  • Tira de teste de pH para piscina
  • Tira de teste de cloro para piscina
  • Água sanitária
  • Bicarbonato de sódio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article