Como limpar cabelos e detritos presos nos rolamentos de cadeira com rodinhas

Escrito por barbara conn | Traduzido por daniela hadzhinachev
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como limpar cabelos e detritos presos nos rolamentos de cadeira com rodinhas
Remover o acúmulo da sujeira irá recuperar a mobilidade da sua cadeira (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

Sua cadeira do escritório já não lhe permite girar e deslizar de sua mesa até as estantes e faz você se sentir em cima de um tapete felpudo? Talvez ela esteja precisando de uma inspeção minuciosa das rodas. Isso poderá revelar que o conjunto está entupido com cabelo e outros detritos. Remover o acúmulo da sujeira irá recuperar sua mobilidade e da sua cadeira.

Outras pessoas estão lendo

Remoção de cabelo e fibras de tapete

Para trabalhar no problema, posicione a cadeira de lado com a roda entupida de cabelo voltada para o ar. Dependendo do design da peça e de suas roda, é possível separar as partes, simplesmente removendo uma rosca, duas arruelas e uma contra-porca. Se esse for o caso, remova as peças e limpe-as, assim como também seu compartimento. Use uma solução de detergente suave e água morna. Umedeça um chumaço de algodão para limpar as áreas mais difíceis de alcançar.

Se a estrutura da cadeira não permitir separar as rodas, tente usar uma tesoura pequena de ponta fina para cortar o cabelo e as fibras. Faça apenas alguns cortes por vez, removendo os detritos aos poucos. Se o emaranhado for sério, esse procedimento pode levar algum tempo.

Um outro método para remoção de cabelo enrolado é utilizar um creme depilatório (removedor de pelos). Contudo, antes de utilizar essa técnicas, leia as advertências e instruções descritas na embalagem. Retire as rodinhas da cadeira, para evitar manchá-las permanentemente, assim como também o tapete ou chão. As rodas podem ser do tipo com haste, sendo facilmente removidas com uma puxada forte, ou do tipo enroscadas, necessitando desparafusá-las. Você não precisa de ferramentas para remover as peças de nenhum desses dois modelos. Leve a roda para uma pia, preferencialmente em uma área bem ventilada. Vista luvas de borracha e use um chumaço de algodão para aplicar o depilador diretamente no emaranhado de cabelo. Os pelos começarão a derreter em apenas alguns minutos. Enxágue e reaplique o creme, se for necessário. Você talvez precise repetir esse procedimento até o tufo de cabelo desaparecer. Para evitar manchas no chão ou tapete, enxágue e seque as rodas antes de recolocá-las no lugar.

Remoção de outros detritos

Se uma pedrinha ou outros detritos atrapalharem o movimento das rodas, tente usar um limpador de cachimbo. Amarre o fio e movimente-o para trás e para frente. Puxe-o e torça-o, até que toda sujeira saia. Limpe a peça e seque-a completamente. Antes de reinstalá-la, aplique um pouco de lubrificante à roda.

Lubrificação

Quando lubrificar uma roda, procure utilizar um produto multiuso de alta qualidade e que tenha características de antidesgaste. As rodas e rolamentos duram mais quando são lubrificadas. Para reforçar as peças, aumentar a confiabilidade e reduzir danos, aplique um lubrificante em pontos de fricção, borracha de roda e superfícies das pernas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível