Como limpar uma cadeira de camurça

Escrito por tucker cummings | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A camurça é uma das escolhas favoritas para vários móveis da casa. Ela é macia, porém durável, e possui uma sensação amanteigada quando em contato com a pele. Limpar esse tecido é difícil e você pode arruinar o material se não for cuidadoso. Sempre que possível, leve sua cadeira de camurça para que um profissional a limpe. Como isso nem sempre é possível, considere alguns truques simples que poderá tentar realizar por conta própria.

Outras pessoas estão lendo

Produtos que devem ser obtidos

Se acabou de investir em uma nova cadeira de camurça, faça um favor a si mesmo e compre alguns outros itens que serão úteis para quando sua cadeira precisar ser limpa. Um dos produtos mais úteis que deve-se ter em casa para revigorar seus móveis feitos com esse tecido é uma escova para camurça. É possível encontrá-la na ala de cuidados com calçados dos supermercados, junto das graxas para sapatos. Aproveite para procurar por qualquer produto de limpeza específico para esse material. As escovas também são vendidas na internet, em lojas de departamentos e lojas de calçados. Elas são usadas para devolver a penugem a uma área do tecido que tenha perdido seu acabamento original. Use-as antes e depois de cuidar das manchas.

Você também deve ter muitos panos de limpeza limpos ou toalhas de papel, assim como sabão, água, detergente para roupas, bicarbonato de sódio e água oxigenada.

Táticas de limpeza das manchas

Você descobrirá que o método para limpar as manchas variará dependendo do tipo de mancha ou marca com que se está lidando. Independentemente do tipo, sempre teste uma parte pequena menos visível da cadeira para garantir que nenhuma reação adversa, como perda de cor ou desgaste pelo ácido, ocorra.

Para marcas secas ou problemas semelhantes, esfregar a área gentilmente com uma borracha de lápis geralmente funcionará.

Para manchas de sal, a limpeza pode ser um desafio um pouco maior. Experimente uma mistura de algumas gotas de detergente para roupas em água quente, aplicada com um pano limpo, ou uma pequena quantidade de vinagre — este pode deixar odores, então cuidado com essa solução.

As manchas oleosas, como as causadas por batatas fritas ou outros alimentos, precisarão ser tratadas com detergente. É possível fazer uma pasta simples, de água e bicarbonato de sódio, ou algumas gotas de detergente, para roupas coloridas dissolvidas em 1 xícara de água quente.

As marcas de sangue saem melhor quando se utiliza a água oxigenada. Use um conta-gotas para pingar a substância química precisamente na área manchada. Isso causará uma leve efervescência. Pressione a mancha com um pano ou toalha de papel e repita o processo até que a marca tenha saído. Enxágue com água fria e seque o excesso de umidade. Certifique-se de nunca esfregar o pano contra a mancha, mas sim dar pequenas batidinhas nela, para não correr o risco de sujar ainda mais o tecido.

Remova manchas causadas por animais de estimação, como as de urina, usando o método da pasta de bicarbonato de sódio citado acima; ele removerá a marca e neutralizará o odor.

Para manchas de tinta, ensope-as com álcool e esfregue com vaselina. Nesse ponto, você pode limpar a área com a mistura de detergente e água quente listada anteriormente. Talvez seja necessário lavar o componente na máquina, se for possível, para um maior poder de remoção das manchas.

Cuidados após a limpeza

Após erradicar a mancha, use uma solução à base de silicone produzida para impermeabilizar a camurça. Sempre deixe que o tecido seque ao ar livre após limpá-lo. Se ainda estiver faltando a penugem, tente usar um pincel de camurça, uma lixa ou uma esponja texturizada. Se suas tentativas de limpeza pioraram a mancha ou falharam totalmente ao removê-la, entre em contato com um profissional da área.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível