Mais
×

Como limpar cola adesiva no couro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Couro é um material resistente usado para diversas finalidades incluindo roupas, estofados, sapatos e livros. Ele precisa ser limpo e condicionado regularmente para ficar brilhante e livre de sujeira. Quando a cola de um crachá adesivo, etiqueta ou outro item com cola entra em contato com o couro, precisará limpar a superfície imediatamente. Se não removê-la, poderá danificar o couro permanentemente.

Instruções

Sofá de couro (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Coloque o item de couro em uma superfície plana e limpa. Se for remover um adesivo de um móvel de couro ou outra superfície grande, organize o item para que possa ter acesso a ele de ângulos diferentes e limpá-lo corretamente.

  2. Limpe a área onde a cola adesiva está no couro delicadamente com um pano não abrasivo macio para remover poeira solta e sujeira da superfície.

  3. Aplique 1 colher de chá de álcool ou combustível de fondue em uma bola de algodão. Use luvas de látex para evitar o contato. Se o cheiro do álcool ou combustível para fondue estiver forte, use uma máscara de proteção.

  4. Faça um teste na superfície do couro passando a bola de algodão molhada em uma parte escondida. Verifique para notar se a cor do couro foi transferida para a bola de algodão. Não esfregue a superfície, apenas passe com cuidado. Se houver transferência de cor, pare de passá-la e reduza a quantidade na bola de algodão para 1/2 colher de chá de álcool ou combustível.

  5. Passe a bola de algodão na mancha de adesivo na superfície do couro de fora para dentro. Não esfregue a superfície, apenas passe. O álcool desnaturado ou combustível de fondue romperá o adesivo da superfície do couro.

  6. Reaplique o álcool desnaturado ou combustível de fondue em uma bola de algodão limpa e continue passando até o adesivo sair.

  7. Umedeça um pano não abrasivo em água morna e torça o excesso de água.

  8. Limpe a superfície do couro onde o adesivo estava, com o pano úmido.

  9. Seque a superfície do couro com um pano seco não abrasivo.

  10. Aplique 1 colher de sopa de condicionador de couro em um pano seco não abrasivo.

  11. Limpe a superfície do couro com o pano molhado com condicionador.

Dicas

  • Se a mancha de adesivo for grande, trabalhe em partes e altere as bolas de algodão frequentemente.

O que você precisa

  • 2 panos não abrasivos macios
  • Álcool desnaturado ou combustível para fondue
  • Bolas de algodão
  • Luvas de látex
  • Máscara (opcional)
  • Água morna
  • Condicionador para couro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article