Mais
×

Como limpar manchas de água com ácido clorídrico

Atualizado em 17 abril, 2017

O ácido clorídrico, também conhecido como ácido muriático, foi introduzido pela primeira vez na Idade Média. Ele tem sido usado na ciência, para a construção e para a limpeza. O ácido clorídrico é um produto químico altamente abrasivo, o que significa que não deve ser usado para a limpeza casual, mas também é um produto químico eficaz, ou seja, ele pode limpar manchas de água e ferrugem de um objeto que todos os outros produtos de limpeza convencionais não conseguiram limpar.

Instruções

Manchas de água podem ser feias e a ferrugem pode danificar tubos e aparelhos (outside toilet image by green308 from Fotolia.com)
  1. Use produtos de limpeza de ácido clorídrico apenas como um último recurso. Eles são corrosivos e podem causar danos às tubulações, as telhas e ao selante de tubos. Tente produtos como TLC antes de recorrer ao ácido clorídrico. Eles podem exigir que você esfregue mais, porém, podem resolver seus problemas de manchas de água sem lhe expor a substâncias químicas ou gases nocivos.

  2. Proteja-se usando luvas de borracha, óculos, e máscaras de respiração. Ácidos de qualquer espécie podem produzir gases nocivos, queimar sua pele e causar cegueira se tocarem em seus olhos.

  3. Use apenas ácido clorídrico diluído. Muitos produtos de limpeza populares de manchas de água contêm ácido clorídrico. Não dilua o ácido você mesmo.

  4. Aplique a solução de ácido nas áreas problemáticas. As áreas que não podem ser limpas através de lavagem ou de produtos químicos menos agressivos são consideradas problemáticas.

  5. Deixe que a solução descanse sobre a mancha de água de 30 minutos a uma hora.

  6. Limpe o excesso da solução com papel toalha. Use uma esponja de palha aço, ou de cozinha, para vasculhar a área que foi coberta com a solução ácida. Descarte as toalhas de papel, esponjas, luvas de borracha, máscara de respiração, e outros itens, colocando-os em um saco de lixo. Feche o saco com um nó e coloque em um local adequado.

  7. Lave a área limpa com água em temperatura ambiente. Pequenas quantidades de ácido clorídrico podem ser empurradas para o ralo. Grandes quantidades não. É por isso que você deve limpar qualquer excesso de ácido antes de enxaguar.

Dicas

  • Esfregar com força e firmeza às vezes pode eliminar necessidade de produtos de limpeza abrasivos, como o ácido.

Aviso

  • Não misture ácido e água você mesmo. Compre soluções de limpeza pré-misturadas.
  • Use luvas de borracha, óculos e máscaras de respiração quando manusear soluções que contêm ácido, especialmente quando se trabalha em uma área que carece de uma ventilação adequada.

O que você precisa

  • Luvas de borracha
  • Óculos de proteção
  • Máscara de respiração
  • Escova de limpeza
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article