×
Loading ...

Como limpar manchas de água dura de aquários de vidro

Atualizado em 20 julho, 2017

Um dos problemas que se torna comum para um entusiasta de aquários é remover as manchas de água dura das paredes do aquário. Esses depósitos esbranquiçados de limo e minerais se acumulam com o tempo – ainda mais rapidamente se a água local da torneira for rica em minerais. Se tratadas imediatamente, elas podem ser raspadas facilmente usando-se uma lâmina de barbear. Mas, se ficarem grossas, as manchas podem se tornar um desafio. Felizmente, soluções caseiras simples podem resolver o problema.

Instruções

  1. Esvazie o aquário. Se existirem peixes dentro dele, transfira-os para outro tanque. Remova todas as decorações e cascalhos, pois eles podem ser contaminados no processo de limpeza.

    Loading...
  2. Raspe os depósitos grossos de limo com uma lâmina de barbear. Eles sairão facilmente com uma lâmina afiada. Tome cuidado para não arranhar o vidro com os cantos dela. Aplique um pouco de vinagre na área para ajudar a amolecer os depósitos.

  3. Deite o aquário de lado e aplique o vinagre nas áreas manchadas no fundo das paredes de vidro.

  4. Esfregue o máximo do limo que você conseguir usando uma esponja macia ou pano de microfibra.

  5. Coloque o pano de microfibra embebido em vinagre no vidro para dissolver as manchas restantes. Adicione um pano de louças embebido em vinagre para cobrir o resto do vidro afetado. Deixe o vinagre agir por muitas horas (as toalhas evitarão que ele seque muito rapidamente).

  6. Repita o processo nas outras três paredes do aquário. Deixe o vinagre agir por várias horas em cada lado para atingir os melhores resultados.

  7. Enxague bem o aquário para remover todos os resquícios de vinagre e dos depósitos de limo.

  8. Considere esfregar as laterais do aquário com sal grosso para soltar e dissolver os depósitos de água dura.

  9. Considere usar uma pasta de vinagre e bicarbonato de sódio. Enxague bem o tanque depois.

Loading...

Dicas

  • Se o aquário for muito grande para ser deitado, use ganchos para pendurar uma toalha nas paredes internas, garantindo que ela esteja tocando o vidro constantemente. Ou use um borrifador para deixar os vidros molhados com vinagre, borrifando a cada poucos minutos.
  • Uma alternativa ao vinagre é o suco de limão, embora ele seja mais lento. Uma alternativa mais forte é um produto químico industrializado usado para a remoção de limo, mas um enxague forte e completo deve ser realizado depois, pois o produto é prejudicial aos peixes.

Aviso

  • As manchas e depósitos de água dura podem ser difíceis de remover, sendo tentador escolher soluções agressivas. Evite usar ferramentas abrasivas e produtos químicos que possam arranhar o vidro do aquário ou envenenar os peixes.

O que você precisa

  • Lâmina de barbear
  • Vinagre
  • Esponja macia ou pano de microfibra
  • Pano de louça ou toalha pequena

Referências

Loading ...
Loading ...