Como limpar uma máquina de sorvete

Escrito por jeffrey brian airman | Traduzido por darlan nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como limpar uma máquina de sorvete
Limpe sua máquina de sorvete após cada uso para evitar a proliferação de bactérias (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Limpe sua máquina de sorvete comercial ou caseira após cada uso, para garantir que o aparelho esteja seguro para ser utilizado posteriormente. Mesmo algumas gotas de produtos à base de leite podem criar um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias dentro da máquina. Faça uma sobremesa congelada confiável, seguindo os passos adequados para realizar a operação de maneira limpa.

Esvazie

Retire toda a mistura não-utilizada da câmara de congelamento, abrindo a máquina o máximo possível para permitir que ela seque. Utilize uma luva plástica e remova com as mãos os pedaços de sorvete que estiverem endurecidos e fora do alcance das pás de mistura. Verifique se o caminho está liberado para que a água passe completamente através da máquina.

Despeje água

Despeje água fria através da máquina quantas vezes for necessário até que ela saia limpa. Enxágue a câmara interna do aparelho mais uma vez com água a 50ºC no mínimo. Faça uma solução com água a 60ºC e detergente e feche a câmara de congelamento para que a misture fique dentro da máquina, lembrando-se de despejar a solução antes de ligar o aparelho no modo de lavagem. Após esse ciclo, seque a máquina e jogue água limpa para remover o sabão.

Desmonte

Desmonte a máquina da forma mais completa possível. Isso deve incluir qualquer peça removível, móvel ou imóvel, que entre em contato com o sorvete. Leia o manual do aparelho para verificar se o fabricante sugere algumas peças específicas que devem ser lavadas. As máquinas comerciais têm cabos e bicos que entram em contato com dedos e sorvete regularmente. Eles também devem ser desmontados e removidos durante todas as lavagens.

Deixe de molho

Esfregue todas as partes removidas com água quente e sabão, dedicando atenção especial aos itens com pontas e sulcos. Coloque todos os objetos esfregados em uma bacia grande com água quente e sabão, mantendo-os submersos. Adicione uma colher de sopa de água sanitária na bacia para matar quaisquer bactérias que possam ter sobrevivido a todos os processos realizados até o momento. Quando a água não estiver mais quente, retire os objetos da bacia, enxágue-os completamente com água limpa, enxugue-os com toalhas limpas e secas e deixe que eles sequem ao ar livre.

Monte novamente

Utilize uma flanela limpa para esfregar a parte interna da máquina, certificando-se de que ela esteja seca. As máquinas de sorvete têm estruturas diferentes e podem exigir que as peças sejam encaixadas em uma ordem específica. Monte o aparelho novamente de acordo com o manual de instruções e não se esqueça de que suas mãos devem estar limpas ou com luvas.

Máquinas caseiras

Enxágue e lave sua máquina caseira de sorvete logo após o uso para evitar que a mistura seque e se transforme em uma substância grudenta. Tome precauções de limpeza semelhantes às das máquinas comerciais, a fim de desinfetar o aparelho completamente entre os usos. Leia as instruções específicas de limpeza para o modelo de sua máquina para garantir que cada passo esteja sendo seguido corretamente.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível