Mais
×

Como limpar poliéster derretido de um ferro de passar

O poliéster é uma fibra feita pelo homem propensa a derreter quando entra em contato direto com o calor. Se sua roupa de poliéster foi passada, uma parte dela pode estar bem presa ao ferro. Não só a peça foi arruinada, mas uma substância grudenta continua no ferro. A menos que o tecido derretido seja removido dele, será transferido para outras roupas passadas, causando ainda mais prejuízo. Métodos cuidadosos de limpeza removem o poliéster e restauram seu ferro para seu estado anterior.

Instruções

O ferro precisa estar bem limpo para passar suas roupas de forma adequada (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Ligue o ferro e coloque-o na configuração mais baixa da temperatura. Deixe-o aquecer até que o poliéster derretido endurecido amoleça novamente.

  2. Raspe o tecido derretido do ferro com uma espátula de madeira. Pegue pequenos pedaços remanescentes de poliéster com uma pinça. Descarte o material derretido conforme ele for removido.

    Uma espátula de madeira remove o poliéster derretido sem arranhar o ferro (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  3. Desligue o ferro e, enquanto ele começa a esfriar, misture partes iguais de bicarbonato de sódio e água para fazer uma solução de limpeza levemente abrasiva. Aplique um pouco da mistura em um pano limpo e esfregue o ferro para remover qualquer resíduo do poliéster derretido.

  4. Trate quaisquer traços restantes da mancha limpando com um pano limpo umedecido em removedor de esmaltes com acetona. Use outra parte do pano conforme a mancha for saindo e continue a removê-la.

Dicas

  • Trate o poliéster derretido em seu ferro o mais rápido possível para evitar uma bagunça endurecida semelhante ao plástico derretido. Use utensílios não metálicos para raspar cuidadosamente as fibras derretidas do ferro.
  • Pequenos pedaços de poliéster derretido presos nos furos de vapor do ferro podem ser removidos com cotonetes mergulhados em acetona.

Aviso

  • Tenha cuidado ao limpar um ferro quente para evitar queimaduras durante o processo de remoção da mancha.

O que você precisa

  • Espátula de madeira
  • Pinça
  • Tigela
  • Bicarbonato de sódio
  • Roupas limpas
  • Removedor de esmaltes com acetona
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article