×
Loading ...

Limpeza de paredes de tijolos aparentes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existem duas razões para se limpar paredes de tijolos aparentes: ou você estará limpando uma construção de tijolos nova ou você decidiu limpar tijolos antigos que ficaram sujos ou mofados. O método para a limpeza de tijolos não irá variar caso os tijolos sejam velhos ou novos, porém, existem várias maneiras diferentes para limpeza dos tijolos, dependendo da quantidade e do tipo de sujeira a ser removida.

Dependendo da quantidade e do tipo de sujeira a ser removida, existem várias maneiras para limpeza de tijolos (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Escolha

Determine a abordagem desejada para a limpeza dos tijolos. Existem diversas maneiras de se limpar paredes de tijolos aparentes: detergentes em pó são compostos que podem limpar tijolos de maneira segura, mas, por outro lado, soluções de limpeza específicas para tijolos apresentam uma mistura de ácidos e detergentes que também funcionarão satisfatoriamente. Utilizar uma lavadora de alta pressão é uma abordagem que geralmente resultará em tijolos limpos sem o uso de produtos químicos. Como último recurso, ácido muriático pode ser usado, porém com cautela.

Loading...

Detergentes em pó

Misture o produto em pó com água para conseguir um detergente suave que limpará a maioria das paredes de tijolos. Utilizando um balde de 20 litros, misture uma parte de detergente em pó para cada 15 litros de água. Com uma escova, encharque o tijolo com a mistura e esfregue vigorosamente. Deixe o detergente agindo por 20 minutos. Escove quaisquer áreas mais críticas com uma escova de aço, lavando novamente a área com a escova. Enxágue, retirando o produto com uma mangueira de jardim.

Solução para limpeza de tijolos

Misture o limpador de tijolos com água para uma aplicação mais forte. Limpadores de tijolos como o Sure Klean são criados especialmente para a limpeza desse tipo de parede. Eles são um pouco mais abrasivos, contudo, dependendo da severidade da área a ser limpa, podem proporcionar um melhor acabamento. Limpadores de tijolos vêm em embalagens de quatro litros ou, para trabalhos mais extensos, de 20 litros. Siga o mesmo procedimento como descrito para detergentes em pó, porém não deixe o produto sobre a superfície por mais de 15 minutos.

Lavadoras de alta pressão

Limpe a parede de tijolos com uma lavadora de alta pressão, que limpará de forma eficaz e segura. Esses equipamentos podem chegar a uma pressão de até 17,24 MPa ou mais, e você pode alugá-la em locais especializados. O atendente também poderá lhe instruir sobre o uso da lavadora de alta pressão.

Ácido muriático

Ácido muriático deve ser utilizado apenas como último recurso, quando a sujeira no tijolo for muito resistente, pois ele removerá praticamente qualquer coisa, incluindo a face acabada do tijolo; portanto, nunca deixe a mistura com o ácido na superfície da parede por mais de cinco minutos. Encha ¾ de um balde de 20 litros e adicione o ácido. Siga as instruções da embalagem para uma mistura correta. Use uma escova para esfregar o tijolo vigorosamente, deixe a mistura agir por não mais do que cinco minutos, escove com uma escova de aço e enxágue com uma mangueira de jardim.

Proteção

Sempre use óculos protetores, máscara, luvas de borracha, camisas de manga longa e calças compridas. Produtos químicos podem queimar a pele, os olhos e os pulmões, devendo ser evitados sempre que possível. Além disso, fragmentos de tijolos podem cair em seus olhos se você estiver usando lavagem de alta pressão. Lembre-se sempre de estar seguro ao fazer qualquer um dos procedimentos anteriores.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...