×
Loading ...

Vantagens e desvantagens do uso de detergente

Atualizado em 17 abril, 2017

Seja limpando um quarto bagunçado ou lavando roupa, usar detergentes pode trazer muitas vantagens. Por exemplo, usar sabão em água dura reduz sua efetividade, no entanto, o detergente resiste aos minerais da água e limpa efetivamente. Outra vantagem envolve as opções de detergentes disponíveis, como líquidos ou em pó. Mas, como qualquer coisa, o uso de detergentes também possui suas desvantagens.

Agentes controladores no detergente de roupas causam um aumento da espuma (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Ingredientes

Os detergentes possuem ingredientes que consistem em cálcio e magnésio em soluções de lavagem. Os ingredientes fornecem ao detergente uma vantagem sobre outros produtos. Eles amaciam a água para melhorar sua qualidade e trabalham de forma eficiente, evitando coisas como espuma de sabão e sais insolúveis que, de outra forma, ficariam na máquina de lavar e nas roupas. Eles trabalham nas superfícies, quebrando óleos e gorduras em pequenas partes, facilitando a limpeza.

Loading...

Saúde

Todo dia um indivíduo entra em contato com germes e substâncias nocivas que vivem em superfícies como bancadas. Usar detergente no lugar de apenas água ou sprays eliminadores de odor, funciona melhor. De fato, o uso regular de produtos de limpeza é fundamental à saúde, de acordo com especialistas. Detergentes como os alvejantes, permitem que uma pessoa elimine substâncias que possam causar doenças.

Tipos

Os detergentes possibilitam uma pessoa a limpar diferentes itens domésticos como o chão, louça e aparelhos. Uma desvantagem que o detergente apresenta consiste dos diferentes tipos disponíveis. Por exemplo: apesar de que os detergentes apresentem um ingrediente em comum chamado de surfactante (um agente de superfície ativo), eles são designados para propósitos específicos. Detergentes universais são, geralmente, utilizados para lavar roupas. Outros tipos incluem limpadores de superfícies rígidas, detergentes de lavadoras de louça automáticas e detergentes ligeiros. Portanto, utilizar o detergente errado pode ter consequências. Por exemplo, detergentes com materiais cáusticos usados para limpar fogões causam danos irreversíveis como a descoloração de pisos.

Intoxicação

Os detergentes fornecem modos individuais de remover sujeiras, manchas e germes como a bactéria E-coli. No entanto, eles contêm químicos fortes e perigosos como fosfatos e ácidos. Por isso, qualquer um que ingira detergente pode sofrer de uma intoxicação. A intoxicação acontece quando alguém engole detergentes catiônicos ou aniônicos, de acordo com especialistas. Os sintomas da intoxicação por detergente incluem: queimaduras ou buracos no esôfago, perda da visão, dificuldade para respirar e danos a órgãos. Portanto, manter detergentes em locais seguros e trancados (longe do alcance crianças) pode minimizar o risco de ingestão acidental.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...