Mais
×

Limpeza a seco do tapete caseira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A lavagem dos tapetes certamente faz uma limpeza profunda, mas não é o ideal para a limpeza semanal. Sujeira, poeira, pólen, pelos de animais, alérgenos e muitos tipos de micro-organismos podem se alojar nas fibras do tapete. Ao invés de fazer sua aspiração regular, experimente utilizar um limpador caseiro a seco de tapete para mantê-lo limpo entre as lavagens.

O que utilizar

O princípio básico da limpeza a seco de tapete é a utilização de substâncias de limpeza em pó que absorvam odores e umidade, enquanto liberam a sujeira. O bicarbonato de sódio é o principal ingrediente de uma limpeza a seco para o tapete. O bórax ou o amido de milho podem ser adicionados ao bicarbonato de sódio para melhorar as suas propriedades de limpeza e de absorção. Esses ingredientes são seguros para o uso doméstico.

De acordo com o site easy-homemade-recipes.com, uma mistura de quatro partes de bicarbonato de sódio e uma parte de amido de milho é infundida com folhas de louro e cravo, que promovem a saúde através de suas propriedades antimicrobianas. A partir dessa receita, é fácil fazer pequenas variações.

Uma receita simples de limpeza de tapete a seco pode utilizar a mesma base de quatro partes de bicarbonato de sódio e uma parte de amido de milho. Depois, você pode adicionar 1/2 parte de bórax em pó seco para um poder de limpeza extra. Para perfumes, considere adicionar ervas secas, como a sálvia ou hortelã, ou óleos essenciais para a sua receita.

Como os óleos essenciais podem molhar, misture algumas gotas do seu óleo essencial favorito – lavanda, sálvia , limão, laranja, hortelã, ylang-ylang, etc – em sua receita e mexa bem. Espalhe sua mistura de limpeza sobre uma bandeja para secar ao ar livre. Em seguida, armazene-a em um recipiente fechado até que você esteja pronto para usá-la.

Como aplicar

Espalhe uniformemente a sua mistura de limpeza sobre o tapete. Você pode utilizar uma xícara ou uma colher para polvilha-lá ao redor, ou uma peneira, coador ou agitador grande para obter uma camada uniforme sobre o tapete.

Deixe a solução assentar por algumas horas, ou mesmo durante a noite, para realmente desodorizar e refrescar o tapete. O bicarbonato de sódio, o amido de milho e o bórax terão tempo suficiente para absorver a umidade e os odores profundo no tapete. A mistura também soltará algumas das partículas de sujeira presas no tapete.

Quando aspirar

Na manhã seguinte o seu tapete estará pronto para aspirar. Passe o aspirador em linhas lentas e uniformes. Trabalhe em todo o tapete e, em seguida, aspire-o mais uma vez, perpendicularmente à primeira aspiração. Essa segunda aspiração ajudará ainda mais a soltar as fibras e aspirar sujeira presa, tudo sem água. Guarde o seu limpador a seco para uma limpeza mensal ou bissemanal do seu tapete.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article