Lista de medicamentos que interferem na câmara de bronzeamento

Escrito por roseanne omalacy | Traduzido por carol matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de medicamentos que interferem na câmara de bronzeamento
Algumas medicações podem aumentar a sensibilidade ao calor e aos raios ultravioleta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Alguma pessoas usam câmaras de bronzeamento para conseguir uma pele radiante, mas esses equipamentos não são seguros para todos. Se você toma algum tipo de medicamento pode ter aumentado o risco para queimaduras solares e câncer de pele, devido à fotossensibilidade provocada por algumas drogas. A fotossensibilidade é uma reação anormalmente exagerada da pele à luz solar e à luz artificial ultravioleta, como as existentes nas câmaras de bronzeamento. É importante saber quais medicações aumentam os perigos ao usar esses equipamentos.

Outras pessoas estão lendo

Antibióticos

Muitos antibióticos listam a fotossensibilidade como uma reação adversa comum e trazem advertências proibindo o uso das câmaras de bronzeamento durante o tratamento. Os antibióticos do grupo das tetraciclinas, como tetraciclina, doxiciclina e minociclina, provocam sensibilidade à luz em algumas pessoas. Os antibióticos do grupo das sulfas, como Bactrim, Septra e de outras marcas, também aumentam o risco de queimaduras solares e câncer de pele devido à fotossensibilidade exacerbada. Você pode experienciar queimaduras solares graves, erupções cutâneas e vermelhidão generalizada por causa da fotossensibilidade induzida pelo medicamento. Em casos severos, bolhas por insolação podem aparecer. As reações de fotossensibilidade frequentemente ocorrem dentro das vinte e quatro horas da associação entre medicação fotossensibilizante e exposição à luz das câmara de bronzeamento. Se o médico prescrever antibióticos para você, pergunte se o bronzeamento é seguro durante o período em que estiver tomando o remédio.

AINEs

As drogas anti-inflamatórias não-esteroides, ou AINEs, são usadas comumente para artrite, lombalgia e dores articulares crônicas associadas com distúrbios autoimunes. Os AINEs tratam a dor, a rigidez e a inflamação desses problemas, sem provocar os efeitos colaterais dos esteroides orais. Existem muitos tipos de AINEs, mas a prescrição de naproxeno e piroxicam causam maior risco de sensibilidade à luz. O naproxeno é também vendido sem receita médica com diversos nomes-fantasia, servindo para tratar dor, inchaço, cólicas menstruais e inflamação. O naproxeno vendido em lojas tem um menor potencial do que aquele vendido sob prescrição médica, mas mesmo assim é passível de provocar reações à luz ultravioleta. Se for prescrito um dos AINEs para você, pergunte ao médico se pode usar com segurança a câmara de bronzeamento.

Medicações cardíacas

Os médicos, com frequência, tratam dos problemas de coração com uma grande variedade de medicamentos, incluindo anti-hipertensivos, diuréticos e antiarrítmicos. Os diuréticos prescritos com os nomes genéricos de furosemida e hidroclorotiazida são receitados para doenças cardíacas, mas ambas as medicações comumente causam sensibilidade ao calor e fotossensibilidade à luz ultravioleta. Outras medicações cardíacas que podem interferir com o bronzeamento são timolol, amiodarona e quinidina, que são prescritos para arritmias e controle da pressão arterial. Converse com o farmacêutico a respeito da relação entre remédios para o coração e sensibilidade solar. Além disso, verifique a bula que acompanha o medicamento para advertências quanto à fotossensibilidade.

Retinoides

Os dermatologistas prescrevem retinoides tópicos e orais para tratar acne, rugas e determinados problemas de pele. Os retinoides comuns incluem acitretina, tazaroteno e drogas à base de tretinoína. A tretinoína é derivada da vitamina C e é uma substância comum na maioria das medicações retinoides. A tretinoína funciona esfoliando a pele para promover o crescimento celular, resultando em menor quantidade de rugas, pele mais lisa e menos manchas. Limite o tempo de exposição à luz solar e à luz ultravioleta, enquanto estiver usando retinoides, porque eles aumentam as chances de queimaduras solares severas e brotoejas. Converse com o seu dermatologista antes de associar medicamentos retinoides e câmaras de bronzeamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível