×
Loading ...

Lista de tamanhos - Pregos e Parafusos

Atualizado em 20 julho, 2017

Seja qual for o projeto no qual você está trabalhando, existe sempre um prego ou um parafuso perfeito para o serviço. Você precisa entender a lógica por trás dos tamanhos dessas ferramentas, para poder então determinar qual é a que mais se encaixa no que você precisa.

Existem diversas opções de pregos e parafusos no mercado (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Método de medida de pregos

Os pregos são medidos por comprimento. Aqui no Brasil, há vários tipos de medidas pelo mercado, porém o predomínio é do “Jauge de Paris” (ou Paris Gauge) por “Linha de Polegada Portuguesa”, sendo assim JDPxLPP. Uma unidade de LPP equivale a 2.30 mm, e representa o comprimento. Por isso, basta multiplicar a medida do prego por 2.30 para obter seu tamanho em milímetros. Já para o JP, que representa a grossura, existe uma equivalência com a escala dos milímetros, que segue assim: Jauge de Paris: 01 - 0.60; 02 - 0.70; 03 - 0.80; 04 - 0.90; 05 - 1.00; 06 - 1.10; 07 - 1.20; 08 - 1.30; 09 - 1.40 e 10 - 1.50.

Loading...

Método de cálculo do tamanho dos pregos

Os tamanhos começam geralmente em 4x6, que possui 0.90 mm por 13.80 mm, e segue quase que sequencialmente, como 6x6, 6x7, 7x9, 8x7, 8x8, 8x10, etc. Algumas vezes, dependendo do tipo de prego, a sequência dessa escala pode mudar, então verifique primeiro a escala para o tipo de prego o qual você está procurando. Para isso, nada melhor do que falar com alguém que trabalhe no ramo.

Método de vendas de pregos

Pregos normalmente são vendidos por peso. Obviamente, aqui no Brasil, eles são vendidos por kg. Quanto maior forem os pregos, menor será a quantidade deles por kg. Portanto, caso você queira um grande rendimento desse material para poder ser usado em seu projeto, compre os menores pregos possíveis para o seu trabalho, assim seu dinheiro renderá mais pregos.

Método de cálculo do tamanho dos parafusos

Os parafusos são medidos por comprimento e diâmetro. Dependendo do tipo de parafuso e da loja, o tipo de medida usada pode mudar. Porém, normalmente, eles são vendidos com dois números, como 2.5x3, que seriam seu comprimento e diâmetro em milímetros. No entanto, não é estranho também achar parafusos denominados apenas como 4mm, 5mm, etc. Tudo depende do seu tipo (sextavado, para madeira, de fogão, entre outros).

Método de vendas de parafusos

Você pode encontrar parafusos sendo vendidos tanto por peso quanto por quantidade, ou até em embalagens específicas. Normalmente, alguns tipos de parafusos são mais vendidos por peso do que outros, enquanto outros tipos são mais vendidos por quantidade ou embalagem. Depende muito do vendedor ou fornecedor de onde você está comprando.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...