Mais
×

Como se livrar de feridas na boca

Atualizado em 17 abril, 2017

As feridas na boca são pequenas área de úlceras que crescem em certos lugares pela cavidade oral. Elas podem ser brancas ou vermelhas, podem ter uma tendência a sangrar e podem infectar-se caso deixadas sem tratamento. Existem muitos fatores que podem gerar feridas na boca incluindo pobre higiene oral, infecções virais/bacterianas, aparelhos e dentaduras mal ajustados, dentes ou obturações quebrados, falta de vitaminas e minerais, desidratação, consumo excessivo de álcool e cigarro. Elas podem ser bastante desconfortáveis e dolorosas, especialmente quando você come ou bebe. Aqui estão algumas dicas úteis para se livrar desse inconveniente.

Instruções

Feridas na boca (Creative Commons License, by: BoomInCali, copyright: May 2008)
  1. Aplique um pouco de pasta tópica na ferida. Cremes de venda livre ou com prescrição, tais como fluocinonida (Lidex), Amlexanox (Aphthasol) e Orabase podem ser aplicados diretamente na ferida para aliviar a dor e acelerar a cura. A aplicação desses cremes deve ser feita de acordo com as instruções médicas para evitar futuras complicações.

  2. Enxague sua boca com o enxaguante bucal prescrito. Aqueles que contêm o esteroide dexametasona são geralmente prescritos por médicos se você tem um grande número de feridas em diferentes áreas da cavidade oral. Ajudam na diminuição da inflamação e também aliviam a dor e o desconforto. Esse tipo de enxaguante bucal deve ser aplicado segundo as instruções do médico para evitar efeitos colaterais indesejáveis.

  3. Pergunte ao seu médico sobre o leite de magnésia (Maalox). Ele é um potente agente quando se trata de sarar feridas bucais. Coloque a solução em um vasilhame. Deixe descansar por alguns minutos até que seus conteúdos estejam separados. Quando a parte pastosa estiver acomodada no fundo, jogue a parte líquida fora e aplique a pasta diretamente na ferida. Permita que a área absorva o creme por uns 15 a 20 minutos, então enxague com água morna.

  4. Visite o médico por alguns medicamentos orais e suplementos. Quando as feridas da sua boca são persistentes e não respondem a outros tratamentos, eles frequentemente prescrevem drogas orais para ajudar a aliviar o seu problema. Os medicamentos que são utilizados para tratar outros tipos de condições, tais como colchicina (usada no tratamento da artrite gotosa) e cimetidina (medicação para azia), podem ser utilizados para o tratamento de feridas mais severas. Os médicos também dão suplementos nutricionais, tais como vitamina B12, ácido fólico e zinco, para ajudar a melhorar o sistema imunológico e vencer o problema.

  5. Escove os dentes com escova de cerdas macias. Pode-se amaciar as cerdas ainda mais, colocando-as de molho em água quente antes de utilizá-las. Seja gentil quando escovar para evitar atrito com a área das feridas. Se o uso da escova é muito doloroso para você, improvise enrolando um palito de pirulito com uma gaze estéril, ou compre cotonetes bucais de espuma para limpar os dentes e gengivas.

  6. Use uma pasta de dente apropriada para limpar seus dentes e superfícies bucais. Assegure-se de aplicar pastas leves a moderadas que contenham flúor. Os tipos fortes, particularmente aqueles que contêm peróxido de hidrogênio para branqueamento dos dentes, devem ser evitados. Eles irão irritar sua boca ainda mais.

  7. Trate a ferida bucal utilizando soluções após cada refeição e antes de deitar-se. Encha a sua caneca com água morna. Adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de sal. Misture e enxague sua boca com ele. Tente segurar a solução por alguns segundos na boca antes de cuspir. Você também pode modificar este tratamento fazendo-o separadamente. Misture o bicarbonato com a água até que fique pastoso e aplique na ferida. Então, adicione sal á água morna e enxague a boca.

  8. Tire a dentadura e limpe-a entre as refeições para limpeza completa da área bucal. Se a ferida está situada sob a superfície da dentadura, remova-a depois de cada refeição a fim de aliviar a pressão e prevenir futuras irritações. Assegure-se de removê-la também à noite e colocá-la de molho em solução antibactericida para mantê-la estéril. Se a ferida for causada por um mal ajuste da dentadura, tente não usá-la durante o tratamento. Vá ao seu dentista ou ortodontista para ajustá-la.

  9. Mantenha sua boca e todo o corpo bem hidratado. Com a aprovação do seu médico, beba de seis a oito copos de água por dia para combater a desidratação, fornecendo à sua boca umidade adequada e permitindo que se cure mais rápido. Em relação à área ao redor dos lábios, mantenha-a úmida aplicando vaselina ou manteiga de cacau.

Dicas

  • Assegure-se de sempre manter sua escova de dentes limpa para evitar contaminação de organismos externos. Coloque-a de molho em água quente após o uso, e guarde-a em local seco e limpo. Troque de escova a cada 2 a 3 meses de uso ou quando começar a alargar a fim de evitar abrasão na cavidade oral que pode levar á feridas. Evite comidas picantes, doces, frutas e sucos ácidos, bebidas efervescentes, cigarros ou tabaco e álcool para promover uma cura mais rápida. Se você possui um dente ou obturação quebrado, vá ao dentista imediatamente. E se usa aparelhos, peça ao ortodontista para cobrir adequadamente quaisquer pontas afiadas para evitar pressão nas gengivas que possam levar à feridas. Vá ao médico imediatamente se a dor for tão forte que impossibilite que você coma, torne a deglutição difícil e caso haja sangramento na cavidade oral.

O que você precisa

  • Creme ou pasta tópica
  • Enxaguante bucal prescrito
  • Maalox ou leite de magnésia
  • Medicamentos orais
  • Suplementos nutricionais
  • Escova de dentes de cerdas macias
  • Creme dental com flúor
  • Água morna, sal e bicarbonato de sódio
  • Vaselina ou manteiga de cacau
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article