Como se livrar do som que a guitarra faz quando desencosto meus dedos das cordas

Escrito por dan bradley | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como se livrar do som que a guitarra faz quando desencosto meus dedos das cordas
Suas cordas vão ressoar, sendo seu instrumento uma guitarra ou violão (Comstock/Comstock/Getty Images)

Existem três categorias de ruídos indesejados que guitarras podem fazer quando você desencosta seus dedos do braço: o som comum que uma corda solta faz ao ser tocada, microfonia ("feedback") vinda de um amplificador, ou um som irritante chamado "trastejamento". Muitos guitarristas em desenvolvimento ficam frustrados com a sua incapacidade de controlar o que está além de uma nota tocada, porém, este problema tem solução.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Identifique se o seu problema são as cordas soltas soando após tocar acordes abertos. Toque um acorde, depois rapidamente solte seus dedos da mão esquerda e mova-os ao seu próximo destino. Próximo da chegada, deite a lateral dos seus dedos contra qualquer corda próxima que esteja soando. Isto deve abafar o som. Com a outra mão, faça com que seus ataques sejam mais precisos, para garantir que não você não acerte nenhuma corda desnecessariamente. Assim, seus acordes devem soar mais claros.

    Como se livrar do som que a guitarra faz quando desencosto meus dedos das cordas
    Jimi Hendrix utilizava seu dedão envolvendo o braço do instrumento para abafar as cordas graves (Dan Kitwood/Getty Images News/Getty Images)
  2. 2

    Toque alguns acordes com pestana para ver se o problema persiste. Se isto acontecer, você pode abafar as cordas soltas que estão soando com sua mão esquerda. Posicione seu dedo indicador gentilmente em cima das cordas que estão soando fora de seu controle até que elas parem, sem apertá-las demais contra o braço do instrumento. Uma forma simples de resolver este problema é não levantar os seus dedos das cordas depois de atacar um acorde -- simplesmente tire a tensão de sua mão o suficiente para fazer com que as cordas deixem de encostar nas casas, e deslize para cima e para baixo no braço. Não deixe nenhuma corda solta.

    Como se livrar do som que a guitarra faz quando desencosto meus dedos das cordas
    Artistas do raggae atacam as cordas abafadas para tocar alguns ritmos (Ethan Miller/Getty Images Entertainment/Getty Images)
  3. 3

    Use a técnica "palm muting" (abafar com a palma da mão direita) para silenciar rapidamente notas ou acordes que estejam soando. Após tocar um acorde, mova o seu pulso direito em direção às cordas, para que a base da palma da sua mão corte o som. Esta técnica é regularmente utilizada no blues e no rock and roll para tocar uma nota com força e silenciá-la enquanto está a soar. Se ainda existir qualquer chiado ou nota indesejada soando, o problema está no equipamento.

    Como se livrar do som que a guitarra faz quando desencosto meus dedos das cordas
    Pessoas com as mãos pequenas podem abafar as cordas com seus pulsos ou cotovelos (David Oxberry/Digital Vision/Getty Images)
  4. 4

    Inspecione o amplificador à procura de microfonia. Confira as configurações dos botões. O drive, o ganho ("gain") e/ou o volume geral do amplificador podem estar muito altos. Ajuste um de cada vez, começando pelo volume geral. Abaixe o volume geral do amplificador e aumente o volume na guitarra.

  5. 5

    Fique atento à sua posição física. Não se posicione de frente ao amplificador, ou até mesmo muito perto dele, se estiver tocando com o volume alto. Para resolver este problema imediatamente enquanto toca, posicione gentilmente uma das mãos sobre as cordas e abaixe o volume da guitarra.

  6. 6

    Se o problema persistir, troque suas cordas. O trastejamento faz parte de um grupo de problemas mecânicos que todo guitarrista enfrenta ocasionalmente. O problema pode estar localizado no corpo de seu instrumento: cordas com ação muito baixa, um traste frouxo ou até mesmo uma corda mal posicionada na ponte ou no capotraste. Caso o problema realmente persista, leve seu instrumento a um luthier profissional de confiança, para que ele determine o problema e o conserte.

Dicas & Advertências

  • A microfonia acontece quando as cordas de sua guitarra e o captador ou microfone soam muito perto dos alto-falantes (saída), efetivamente re-amplificando o som até que ele alcance um guincho irritante.
  • Cordas de guitarra por vezes se enchem de poeira e gordura, e até mesmo se desenrolam sozinhas.
  • Não retire a ponte e os carrinhos de sua guitarra por conta própria a não ser que você seja um luthier de experiência ou deseja sacrificar este instrumento para explorar seu funcionamento. Mesmo que estes componentes pareçam simples de serem recolocados, o processo por vezes envolve cola.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível