Mais
×

Como livrar-se de pelos encravados e manchas escuras em suas pernas

Atualizado em 17 abril, 2017

Pelos encravados são desagradáveis, antiestéticos e muito comuns. Eles são causados pela remoção agressiva dos pelos, que os deixa com uma ponta afiada e permite que perfurem e cresçam novamente dentro da pele. Roupas apertadas, que causem atrito com a pele, também podem ser uma causa, pois as células mortas da pele bloqueiam a abertura dos folículos capilares. Remédios caseiros podem ajudar a reduzir o problema, diminuindo a ocorrência de pelos encravados. Um deles é a depilação adequada.

Instruções

Pelos encravados podem ser resultado de técnicas de depilação agressivas (Image Source/Photodisc/Getty Images)
  1. Hidrate a sua pele e pelos antes da depilação. Isso deixará a ponta dos pelos menos afiada, diminuindo a probabilidade de crescimento para dentro da pele.

  2. Utilize um sabonete neutro e uma toalha molhada ou escova de dentes com cerdas macias para esfregar a pele, fazendo movimentos circulares. Isso ajudará a remover os pelos encravados.

  3. Esfolie a pele gentilmente com açúcar ou sal. Isso ajudará a remover as células mortas, que podem bloquear os pelos conforme eles crescem, além de deixar a pele menos irritada e vermelha. Não esfolie demais a pele, pois isso pode causar vermelhidão ao invés de evitá-la.

  4. Observe a direção de crescimento dos pelos e não realize a depilação no sentido contrário. A depilação deve ser feita na mesma direção do crescimento dos pelos.

  5. Não se depile de forma agressiva -- aplique uma pressão menor sobre a pele -- e não realize a depilação muito próxima à pele.

  6. Coloque adesivos para acne nas áreas onde notar pelos encravados após a depilação. O adesivo deve conter ácido glicólico ou salicílico, que removerá o sebo, uma secreção oleosa que pode causar o crescimento de pelos encravados.

  7. Utilize a pinça nas manchas escuras para gentilmente prender o pelo, e então puxe-o.

    Use a pinça apenas como último recurso (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Dicas

  • A eletrólise ou tratamentos a laser são soluções permanentes contra os pelos encravados, porém são bastante caros.

Aviso

  • Tenha cuidado ao remover os pelos encravados com a pinça, pois isso pode danificar ainda mais a pele.

O que você precisa

  • Toalha ou escova de dentes com cerdas macias
  • Sabonete neutro
  • Açúcar ou sal
  • Adesivos para o tratamento de acne
  • Pinça
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article