Mais
×

Como livrar-se do sono durante o dia

Atualizada March 18, 2017

Sonolência durante o dia pode ser um desafio, ainda mais quando é preciso manter-se acordado e focado no trabalho. O sono em excesso tem muitas causas, desde um horário de sono inconsistente até má alimentação. Existem várias coisas que se pode fazer para passar o dia com a energia adequada e reduzir o medo de dormir no meio de uma frase.

Instruções

Fique acordado - e alerta - durante o dia inteiro (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Siga um horário de sono consistente. Não é possível passar a semana dormindo pouco, ou nada, e compensar no final de semana dormindo muito. Para melhores resultados, tente ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário todos os dias. Tente descansar no mínimo de seis a oito horas todas as noites.

  2. Faça atividade física o suficiente. Muitas pessoas sofrem de sonolência diurna pois não se exercitam o bastante. Tente ser ativo e cuide do físico com frequência, de preferência diariamente. Caminhe meia hora numa esteira ou nade trinta minutos após o trabalho. Caminhe até o escritório, durante o almoço ou no final da tarde. A atividade física não só aumenta os níveis de energia como ajuda a dormir de noite.

  3. Cochile brevemente durante o dia. Até 20 minutos podem ser benéficos. Isso pode ser feito durante o intervalo do almoço ou assim que chegar em casa do trabalho. Alguns minutos de sono podem frequentemente lhe dar energia por horas mais tarde.

  4. Estabeleça uma rotina alimentícia consistente. Coma refeições bem balanceadas em horários similares todos os dias. Uma dieta consistente e saudável lhe dá mais energia durante o dia e ajuda na saúde em geral. Diminua o consumo de cafeína, pois pode causar sonolência durante o dia após passar o efeito da mesma. Coma a última refeição pelo menos três horas antes de deitar-se. Não coma nada gorduroso perto da hora de deitar-se, pois isso pode provocar problemas para dormir ou permanecer dormindo durante a noite. Evite tomar bebidas ou água perto da hora de deitar-se. Levantar-se para usar o banheiro pode tornar difícil conseguir ter uma noite de sono ininterrupto.

  5. Escute música animada enquanto estiver trabalhando. Escute dance, rock e pop - qualquer coisa que lhe dê energia. Evite as músicas relaxantes e calmas que encorajam o sentimento de sonolência, tais como folk e música clássica.

Dicas

  • Se você fica num ambiente fechado durante o dia, um pouco de ar fresco as vezes é tudo que é preciso para manter-se acordado. Vá na rua para caminhar e livrar-se do enfadonho sono diurno.
  • Se precisar de uma sacudida rápida para manter-se acordado durante o dia, caminhe até o banheiro e jogue um pouco de água gelada no rosto. Isso é, as vezes, necessário para não pegar no sono.

Avisos

  • Se sentir que sua sonolência diurna é excessiva, consulte um médico. Você pode ter alguma condição médica, como narcolepsia.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article