Como lubrificar o cabo de direção de um barco

Escrito por will charpentier | Traduzido por david pohl
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Como lubrificar o cabo de direção de um barco
Uma manutenção regular pode evitar danos desnecessários (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Com todas as outras manutenções que você faz em seu barco, não espere o cabo de direção do barco começar a ficar apertado a ponto de encostar no motor para lubrificá-lo. Salpicos de água ou sal eventualmente penetrarão no tubo de inclinação da direção -- estrutura que se liga à direção, onde a maioria dos problemas nesta tem origem -- e causarão a progressiva oxidação do mesmo. Uma pequena limpeza e lubrificação com o tipo certo de graxa podem evitar estes problemas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Chave de soquete 14 mm
  • Lixa
  • Kit de limpeza para orifícios
  • Broca
  • Tubo de inclinação da direção de aço inoxidável
  • Porca com adaptador
  • Lubrificante
  • Aplicador de lubrificante

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Instruções

    Procedimentos da lubrificação

  1. 1

    Desparafuse o tubo de inclinação da direção (a peça que se conecta a direção) do motor de popa usando a chave de soquete de 14 mm. Remova a direção do tubo e areie-o com a lixa.

  2. 2

    Limpe restos endurecidos de lubrificantes no interior do tubo aplicando outro lubrificante penetrante em seu interior. Enrole uma lixa fina em volta de uma haste de uma das pistolas do kit de limpeza, prenda a haste em uma broca e fixe o tubo em um torno para segurá-lo com firmeza. Desaceleradamente, passe a haste de limpeza por dentro do tubo. Se o interior do tubo estiver muito corroído, troque-o por um de metal inoxidável para evitar complicações futuras.

  3. 3

    Troque a porca do tubo de inclinação por uma porca com adaptador (que se adapte ao aplicador de lubrificante) para futuras aplicações de lubrificante. Aperte a porca no local.

  4. 4

    Lubrifique o cabo através do novo adaptador com um aplicador de lubrificante, usando um produto recomendado pelo fabricante do sistema de direção.

Dicas & Advertências

  • Se seu barco possuir um cavalete ou leme pinhão, trata-se de uma unidade selada e dispensa manutenção.
  • Se você precisar substituir o tubo de inclinação enferrujado, é provável que o cabo também esteja enferrujado e precise ser trocado.
  • Este projeto envolve trabalho com ferramentas pesadas e outros equipamentos; precauções apropriadas são recomendadas.

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