Mais
×

Manchas alaranjadas na parede do banheiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando os primeiros sinais de qualquer coisa laranja aparecerem na parede do chuveiro do banheiro, medidas imediatas devem ser tomadas para a remoção. No mínimo, a mancha alaranjada persistente em seu chuveiro pode criar um perigo para a saúde de sua família.

A espuma acumulada no chuveiro deve ser removida (Marili Forastieri/Lifesize/Getty Images)

Identificação

O material laranja na parede de um chuveiro do banheiro geralmente começa rosa claro e pode ser encontrado em outras partes do chuveiro e na cortina. Esse material também pode ser encontrado em torno da pia, no vaso sanitário e no tanque.

A causa da água dura

A água que tem um alto conteúdo de minerais, incluindo o ferro, deixará manchas de ferrugem em torno das torneiras, ralos e cantos da banheira e chuveiro. A espuma endurecida na parede do chuveiro irá reter a água, causando ferrugem sobre ela.

Causa bactericida

Serratia marcescens é uma bactéria presente na água. O crescimento é estimulado quando a umidade está presente por longos períodos de tempo. Se for deixado, o crescimento pode se tornar vermelho escuro. Quando introduzido no corpo humano, diversos problemas infecciosos podem ocorrer.

A visão microscópica de uma bacteria (Image by Flickr.com, courtesy of Umberto Salvagnin)

Remoção

O alvejante irá matar as bactérias. Limpe bem o chuveiro com água sanitária ou produtos de limpeza à base de cloro. A espuma de sabão endurecida poderá exigir uma esponja abrasiva ou escova. Uma ferrugem persistente e manchas minerais podem ser removidas com um produto específico para eliminar a ferrugem e outros minerais.

Prevenção

Limpezas regulares com um produto à base de cloro impedirão que as bactérias, que criam o material laranja, encontrem um habitat no chuveiro do banheiro.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article