Mais
×

Manchas marrons nas folhas do bonsai

Atualizado em 19 julho, 2017

As folhas do seu amado bonsai estão ficando marrons ou manchadas? Para mantê-lo saudável, identifique e trate o problema o mais rápido possível ou você correrá o risco de perder a árvore.

Os jardineiros de bonsai devem ter cuidado e ficar atentos às suas árvores (Image by Flickr.com, courtesy of Cliff)

Mofo

As infecções fúngicas chamadas de mofo podem causar manchas marrons na parte inferior das folhas do bonsai. Remova-as e não esqueça de garantir a boa circulação do ar na sua árvore.

Muita água

As manchas marrons podem se desenvolver quando as gotas de água evaporam-se muito rapidamente. Se você usa um borrifador, pare de usá-lo por um tempo e veja se as manchas desaparecerão.

Minador-da-folha

Os insetos pequenos conhecidos como minadores-da-folha criam caminhos marrons sobre a folha do bonsai. Eles não causam danos permanentes, mas assegure-se de remover as folhas danificadas.

Bordas secas

Se as bordas das folhas do seu bonsai estão começando a ficar marrons e quebradiças, a planta pode estar secando muito rápido. Coloque-a em um local menos ensolarado ou longe das saídas de ar.

Um bonsai saudável não deve apresentar manchas marrons (Image by Flickr.com, courtesy of Ashley)

Prevenção de doenças

Você pode evitar muitas doenças frequentes em bonsais antes mesmo que comecem ao usar dosagens regulares de fungicidas e herbicidas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article