on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Uma maneira divertida de ensinar porcentagem para alunos da sexta série

Para qualquer lugar que você olhar, vai encontrar aplicações práticas da porcentagem na vida cotidiana. Um aluno típico da sexta série já possui habilidades suficientes de cálculos básicos para mergulhar em descontos, taxas de vendas e gorjetas, tendo interesse em aprender a calcular porcentagens. Longe de se prender a uma folha cheia de cálculos de porcentagem, um professor criativo pode definir a atividade dentro de um contexto significativo para transformá-la em um jogo que entretém enquanto educa.

Instruções

Uma boa maneira de ensinar porcentagem é utilizar o cotidiano, como descontos em roupas (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)
  1. Desenhe um tabuleiro de jogo em um grande cartaz. Crie casas com consequências em pontos aleatórios do tabuleiro, como “Perdeu dinheiro em um mau investimento. Volte duas casas” ou “Sua loja favorita teve uma venda gigante. Avance três casas”. Adicione figuras se desejar.

    Loading...
  2. Crie um conjunto de cartas com problemas de porcentagem de compras, como “Role um par de dados uma vez para reais e outra para centavos para encontrar o preço da sua refeição no Café da Jeni. O serviço foi excelente hoje, adicione uma gorjeta de 20% a sua conta” ou “Você abriu uma nova conta no banco com 15% de juros anuais. Role os dados para descobrir qual foi seu depósito inicial e calcule a quantidade de juros que você vai ganhar no primeiro ano” ou “A loja de roupas da Clara está com 60% de desconto hoje. Role os dados para determinar quanto suas escolhas custariam antes do desconto. Em seguida, calcule o desconto e o valor final”.

  3. Role os dados e passe o número indicado de casas. Se for uma casa com consequência, siga as instruções. Caso contrário, compre uma carta e conclua o cálculo. Faça os outros jogadores checarem sua conta. Se você tiver acertado a resposta, avance uma casa. Se não, volte uma casa e passe para o próximo jogador. A primeira pessoa a alcançar a casa final ganha o jogo.

Loading...

O que você precisa

  • Cartaz
  • Lápis
  • Marcadores permanentes
  • Cartas
  • Dados
  • Pequenos objetos (para as peças do jogo)
  • Grades quadradas de 10 por 10
  • Giz de cera, lápis de cor, canetinhas ou quadrados de papel (mesmo tamanho que os quadrados da grade)
  • Cola

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...