Mais
×

Diferentes maneiras de se fazer crochê de dedo com fio de lã

Atualizado em 20 julho, 2017

Pode ser estranho ver alguém crochetando um cobertor sem o uso de qualquer ferramenta além da linha e das mãos, mas isso pode ser feito. Crochetar com os dedos é simples, divertido e muito fácil de aprender. A trama dos fios do crochê feito com os dedos não é apertada; ao contrário é graúda e solta, então planeje-se para isso quando você estiver criando algo. Um bom fio grosso, muitas vezes, é melhor para alguns projetos, mas não obrigatório.

Um novelo de lã colorido pode fazer do seu crochê com os dedos um projeto interessante (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Crochê com o dedo

Utilizar os dedos, ao invés de agulhas, para crochetar ou tricotar é bastante comum quando se ensina crianças. Adultos que também gostam de crochê e tricô podem completar seus trabalhos apenas com o uso dos dedos. Aprender como crochetar com os dedos, algumas vezes, torna mais fácil o aprendizado do crochê com o uso de agulhas.

Dois dedos

O método do crochê com dois dedos é um método simples e, geralmente, muito divertido para as crianças. Com esse método, você faz um nó certificando de deixar uma cauda de 12,7 cm de linha e um laço grande o suficiente para acomodar confortavelmente seu polegar e indicador. Segure o fio com os dois dedos dentro do laço e puxe para dentro, criando um novo laço. Continue fazendo isso até que você tenha uma malha no comprimento que deseja. Você pode adicionar fios de várias cores, puxando o fio com a nova cor através de um dos laços do fio original e dando continuidade a partir daí.

Mão inteira

O método de mão inteira é mais frequentemente chamado dedo de tricotar, mas é também conhecido como crochê com o dedo. Este método gera um produto de largura maior e pode ser usado para a confecção de uma variedade de projetos. Assim, você também faz um nó corrediço, mas coloque apenas em torno de seu polegar. Segure a sua mão e comece envolvendo o fio por trás de seu dedo indicador, em seguida, dentro e fora de seus dedos até chegar ao seu dedo mindinho. Enrole o fio duas vezes em torno de seu dedo mindinho e volte pra dentro e fora de seus dedos até chegar ao outro lado da mão. Comece a puxar os fios para cima e através dos pontos de crochê ao longo de seus dedos de modo a criar uma malha.

Projetos de crochê com o dedo

Projetos de crochê e tricô com os dedos podem variar muito e exigem diferentes níveis de paciência e habilidades. O método do crochê com dois dedos é perfeito para a criação de colares de crochê, outras jóias ou lenços muito finos. O método de mão inteira pode ser usado para fazer chapéus, lenços, guardanapos e até cobertores.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article