×
Loading ...

Como fazer uma manta afegã com ponto crochê de grampo

Atualizado em 21 novembro, 2016

O crochê de grampo é o ponto trabalhado com uma estrutura especial chamada "agulha de crochê de grampo". Ele é trabalhado em tiras e juntado com outros tipos de ponto. Pesquise modelos de graça na internet ou encontre um onde você compra linhas. Complete o número de tiras necessárias de acordo com seu modelo e siga as instruções para juntá-las. Tome cuidado para não torcê-las. Termine a manta como mostrado nas instruções.

Instruções

Os cobertos de crochê são ótimos para crianças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque as suas agulhas de crochê de grampo a 7,5 cm de distância. Faça 11 tiras do ponto crochê de grampo de aproximadamente 1,30 m de comprimento. Remova todos, menos os últimos 7 a 10 cm de cada lado quando a agulha ficar cheia. Coloque a base novamente e continue com o ponto até que você obtenha o comprimento desejado. Enrole as tiras terminadas em cartolina, sem torcê-las. Alfinete-as no lugar e deixe-as de lado.

    Loading...
  2. Junte as tiras com um ponto baixo. Faça uma laçada na agulha de crochê. Pegue a primeira laçada de uma tira e faça pontos baixos nesse espaço, um ponto baixo em cada laçada ao longo da tira, uma correntinha, vire e mais um ponto baixo no próximo ponto. Faça um ponto baixo em cada ponto até o final da carreira e vire.

  3. Pegue a primeira laçada da próxima tira. Repita a parte especificada acima com *. Sempre comece da parte inferior da frente das suas tiras. Continue até que todas estejam ligadas. Arremate. Anexe uma linha de acabamento à agulha e pegue a primeira laçada aberta na beirada de fora. Faça um ponto baixo em cada laçada até o final da carreira, faça uma correntinha e vire. Trabalha com mais três carreiras de ponto baixo para um total de quatro. Repita em cada lado.

  4. Anexe um fio no canto de cima da frente. Faça ponto baixo de um lado ao outro da parte de cima da manta. Faça vários pontos baixos ao longo das duas barras da agulha para preencher a borda. No final da carreira, faça uma correntinha, vire e faça um ponto baixo em cada ponto de cima. Repita mais duas carreiras de ponto baixo. Arremate.

  5. Anexe um fio no canto de baixo da frente. Faça pontos baixos em cima da manta. Faça pontos baixos múltiplos ao longo das barradas da agulha para preencher a borda. No final da carreira, faça uma correntinha, vire e faça ponto baixo em cada ponto de cima. Repita mais duas carreiras de ponto baixo. Arremate.

Loading...

Dicas

  • Encontre as instruções para fazer o ponto de crochê de grampo na internet ou de um livro de crochê.

O que você precisa

  • Fio médio, aproximadamente uma meada por tira
  • Duas meadas de fio médio para a junção e acabamento
  • Agulha de crochê de grampo de 7,5 cm
  • Agulha de crochê de 4 mm
  • Cartolina
  • Alfinetes
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...