Mais
×

Como fazer uma manta para bebê com quadrados de coração

Bebês precisam ser aquecidos e amados e você pode preencher essas necessidades com uma manta artesanal em formato de coração. As mantas para bebês normalmente levam menos tempo para serem confeccionadas do que uma manta de tamanho-padrão, podendo ser uma ótima opção de presente para chás de bebê. Não há necessidade de fazer a manta apenas utilizando tons pastéis. Você pode trabalhar esse tema de corações em cores fortes, usando as tradicionais rosa ou azul.

Instruções

Demonstre seu amor pelo bebê com uma manta de crochê bem macia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Fazendo os quadrados de crochê

  1. Crie o seu gráfico. Demarque uma área de 53 cm² no papel milimetrado, depois pinte um coração no centro do quadrado. Certifique-se de deixar uma margem, de pelo menos seis pontos, ao redor das bordas do coração.

  2. Comece o seu primeiro quadrado. Usando pontos baixos, trabalhe na primeira carreira do gráfico, da direita para a esquerda, usando uma cor para o coração e outra cor para a borda. Não leve o fio para o avesso quando passar para a outra carreira. Ao invés disso, use um novelo de fio da mesma cor para cada lado da borda do coração.

  3. Trabalhe em toda a próxima carreira do gráfico, lendo-o na direção oposta, da esquerda para a direita. Continue a fazer o crochê, indo e vindo, acompanhando as carreiras, até o final.

  4. Após atingir o fim do gráfico, arremate o fio. Faça outro quadrado da mesma forma, dessa vez invertendo a sequência das cores usadas -- agora, a cor da borda vai ser trabalhada com a cor do coração e vice-versa.

  5. Continue a fazer os quadrados segundo esse modelo. Serão necessários dezoito motivos de cada cor ou trinta e seis motivos no total, para confeccionar uma manta de cerca de 1 m². Se preferir uma manta menor ou maior, faça um menor ou maior número de quadrados.

    Finalize a manta

  1. Distribua os quadrados em uma superfície grande e plana, em seis fileiras de seis colunas. Alterne as cores à medida em que fizer o trabalho para criar um efeito xadrez.

  2. Una a primeira carreira de quadrados juntos, uma de cada vez, usando a agulha de tapeçaria e fazendo pontos invisíveis. Posicione a carreira já unida de volta ao lugar. Repita esse processo para cada carreira.

  3. Una as duas carreira concluídas entre si com pontos invisíveis. Quando os quadrados estiverem sido unidos, continue acrescentando cada carreira, até que a manta esteja pronta.

  4. Crochete ao redor da parte externa da manta, para criar uma borda. Inicie em um canto e trabalhe um ponto baixo em cada ponto de base, contornando toda a peça. Nos cantos, faça dois pontos baixos, ao invés de um só. Quando retornar ao início, arremate o trabalho.

  5. Esconda as sobras de fio usando a agulha de tapeçaria. Se quiser lavar a manta, antes de presenteá-la ao bebê, use sabão neutro e água fria.

Dicas

  • Selecione um fio que seja suave e possa ser lavado à máquina. Não é necessário escolher o fio mais caro para confeccionar a peça, considerando que a manta será bastante utilizada e, portanto, usar um fio mais em conta será bem mais proveitoso.
  • Se preferir, crochete os quadrados juntos, ao invés de fazer a união com pontos invisíveis. Para criar um relevo na parte da frente da manta, segure os quadrados com os lados avessos virados entre si, à medida em que fizer o crochê. Para criar um relevo pelo lado avesso, segure os quadrados com os lados externos se tocando.

O que você precisa

  • Papel milimetrado
  • Lápis
  • Agulha de crochê de 6 mm
  • Fio para crochê em cor clara, com espessura média (503 m)
  • Fio para crochê em cor escura, com espessura média (503 m)
  • Agulha de tapeçaria
  • Tesoura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article