Mais
×

Como fazer a manutenção de um clarinete Bundy

Atualizado em 20 julho, 2017

Um clarinete Bundy, assim como qualquer clarinete, requer uma certa quantidade de manutenção para permanecer em um bom estado de funcionamento. Existem diversos reparos que você pode fazer em casa, evitando ter de levar seu instrumento a um especialista.

Instruções

Um clarinete (Clarinette image by Franco DI MEO from Fotolia.com)

    Cuidados com as chaves

  1. Verifique seu clarinete de ponta a ponta buscando por parafusos soltos.

  2. Se encontrar um parafuso solto, usa a chave de fenda pequena para apertá-lo. Tome cuidado para não apertar demais.

  3. Mergulhe a ponta do palito de dentes no óleo.

  4. Com cuidado, passe uma pequena quantidade de óleo em cada junta, geralmente bem acima ou abaixo dos parafusos que você acabou de colocar. Tenha cuidado para não deixar óleo de chave no seu clarinete.

  5. Mova as chaves afetadas cujas juntas foram untadas pressionando e liberando as mesmas. Isso ajuda o óleo a se espalhar.

  6. Se alguma das chaves parecer torta ou desalinhada, você pode tentar empurrá-la gentilmente para a posição correta. Se não conseguir reposicionar as chaves, leve o instrumento para um profissional da área.

    Cuidados com as almofadas

  1. Uma por vez, pressione as teclas que usam uma almofada para cobrir os buracos. Certifique-se de que a chave não esteja grudando e que retorne normalmente para sua posição original.

  2. Se a chave grudar, pegue uma nota de dinheiro e coloque entre a almofada e o buraco da nota. Pressione a chave para baixo e puxe a nota para fora. Isso removerá a viscosidade da almofada.

  3. Se a chave não retornar de maneira apropriada, isso pode significar que a mola está quebrada ou torta. Leve o instrumento a um técnico especializado para concertar este problema.

  4. Cheque cada almofada à procura de rasgos ou desgastes. Se alguma delas estiver danificada, deve ser substituída.

  5. Use o isqueiro para aquecer o buraco da nota que contém a almofada afetada. Isso irá derreter a cola e liberar a almofada. Certifique-se de limpar toda a cola da palheta após o processo.

  6. Aplique uma pequena quantidade de microcimento na nova almofada e coloque-a em seu respectivo lugar. Você pode precisar do auxílio de um palito de dentes para essa tarefa.

  7. Se a chave estiver ficando na posição rebaixada, ela por si só manterá a almofada substituta no lugar. No caso da chave retornar para sua posição original, utilize um elástico de borracha para mantê-la fechada.

    Cuidados com a cortiça

  1. Nos casos onde as juntas de cortiça estejam ressecadas e tenham começado a se esfarelar, concerte-as de imediato. Caso contrário, o clarinete pode acabar se desmontando e caindo no chão, o que pode causar danos graves ao instrumento.

  2. Remova toda a cortiça, se esta já não houver caído sozinha.

  3. Para reparos rápidos, use uma cortiça sintética pré-cortada. Opte pelo tamanho mais próximo ao ideal e corte quaisquer excedentes com uma faca ou lâmina de barbear.

  4. Coloque a cortiça na junta ou pino que precisar de substituição.

  5. Cortiças sintéticas consistem em uma solução temporária. Você ainda precisa levar seu instrumento para um técnico de manutenção o quanto antes para que a junta seja adequadamente reparada.

Dicas

  • Manutenção e limpeza diárias ajudam a prevenir vários tipos de problemas que seu clarinete pode desenvolver. Você deve sempre esfregar seu instrumento após a prática diária, impedindo assim que umidade se acumule nas chaves. Use graxa para cortiça para impedir que as mesmas ressequem e se partam. Almofadas e cortiças irão se desgastar e precisam ser substituídas sempre depois de alguns anos, dependendo da quantidade de uso.
  • Nunca apoie o instrumento sobre as chaves, mas sempre no lado de descanso do polegar.
  • Nunca deixe o clarinete em pé sobre a campana, pois ele pode cair e quebrar.
  • Mesmo que você prefira substituir as almofadas e cortiças do seu clarinete sozinho, ainda assim deve levá-lo a uma assistência técnica para que seja inspecionado em busca de qualquer problema que você possa ter deixado passar. Isso tudo manterá seu instrumento em seu melhor estado de funcionamento.

Aviso

  • Se seu clarinete rachou, ele precisa ser levado a um técnico especializado para que seja emendado. Nunca tente fazer isso sozinho!

O que você precisa

  • Clarinete
  • Chave de fenda pequena
  • Palitos de dente
  • Óleo para chave
  • Nota de dinheiro (nota de real)
  • Isqueiro
  • Almofadas para clarinete extras
  • Microcimento
  • Elásticos de borracha
  • Cortiça sintética para clarinete Valentino (pré-cortadas e autoadesivas)
  • Faca afiada ou lâmina de navalha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article