×
Loading ...

Como fazer uma mão-francesa de compensado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As mãos-francesas são úteis para se instalar coisas que necessitem suporte horizontal perpendicular a uma parede. Uma mão-francesa grande, forte o suficiente para suportar uma prateleira carregada, pode ser construída de uma madeira de compensado de 2 cm de espessura. Instale suportes ao longo das partes superior e inferior da mão-francesa para deixar sua instalação mais simples e forneça uma conexão entre ela e o objeto ao qual apoia. Já que a mão-francesa possui linhas diagonais, utilize uma serra circular ao invés de uma serra fita para obter melhores resultados ao cortar a madeira.

Instruções

O compensado pode ser usado para se fazer mãos-francesas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Como cortar os pedaços

  1. Meça a partir das duas bordas de uma folha de compensado com 2 cm de espessura e faça marcações equidistantes em ambas. Essa marcação precisa ser do tamanho desejado para a mão-francesa — com o máximo sendo de 60 cm para que as buchas suportem-na.

    Loading...
  2. Utilize um pedaço de gesso e desenhe as linhas do tamanho desejado nele para criar um quadrado. Recorte-o com uma serra circular com uma boa lâmina. Recorte quadro pedaços de compensado com 7,5 cm de largura e com o comprimento das linhas do quadrado menos 5 cm.

  3. Faça uma linha para baixo nos pedaços de 7,5 cm que você cortou, centralizada e paralela à extremidade longa. Faça furos de teste com 3 mm de diâmetro a cada 10 cm dessa linha. Marque uma linha diagonal através do centro do seu quadrado e corte-o ao meio, usando a serra circular, ao longo dela. Com uma lixadeira elétrica, esfregue os pedaços com uma lixa 150.

    Como montar e instalar

  1. Aplique cola ao longo das duas bordas retas de cada triângulo que você criou, deixando a linha diagonal limpa. Posicione uma tira de 7,5 cm centralizada em uma borda reta de um triângulo, começando a 5 cm de uma quina e correndo paralelamente a ela de maneira que ultrapasse cada lateral da peça em 2,8 cm.

  2. Pregue a tira de madeira ao triângulo, colocando os pregos de 28 mm a cada 10 cm. Passe parafusos de 26 mm através de cada furo para reforçar a junção. Instale a outra tira de madeira do outro lado para completar a mão-francesa.

  3. Faça furos de teste através das tiras de madeira ao longo das laterais da mãos-francesas para instalá-las na parede. Para isso, coloque-as contra a parede alinhadas com as buchas. Depois, use um nível para deixá-las retas e passe parafusos de 75 mm através da madeira até alcançar as buchas.

  4. Coloque o que você estiver instalando em cima das mãos-francesas e coloque parafusos através das tiras superiores, se possível, para fixá-las.

Loading...

O que você precisa

  • Compensado de 2 cm de espessura
  • Trena
  • Quadrado de gesso
  • Serra circular
  • Cola para madeira
  • Pistola de pregos
  • Furadeira
  • Parafusos para gesso
  • Nível

Referências

Loading ...
Loading ...