×
Loading ...

Como calcular a densidade do concreto

Atualizado em 09 junho, 2017

O concreto é um material composto de cimento, agregados (pedras, cascalho ou objetos similares) e água. Às vezes, outros materiais são acrescentados para alterar as propriedades do concreto. Esse materiais podem modificar a cor, a força ou a resistência química do material. Ele possui densidade de aproximadamente 23 quilogramas por metro quadrado. Seu peso por metro quadrado depende da profundidade da laje de concreto.

Instruções

O concreto é um composto de vários elementos (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Meça a profundidade da laje de concreto em centímetros. Talvez seja necessário fazer um pequeno buraco na borda da laje caso esteja enterrada no chão.

    Loading...
  2. Divida a profundidade do concreto por 100 para obter o valor equivalente em metros.

  3. Divida 23 quilogramas por metro quadrado pela profundidade da laje de concreto. O resultado é o valor de quilogramas por metro quadrado para o concreto.

Loading...

Dicas

  • A receita utilizada para fazer o concreto pode variar bastante. Um densidade de 23 quilogramas por metro quadrado é uma aproximação razoável para fórmulas utilizadas normalmente.
  • O concreto reforçado possui barras de aço internas chamadas de vergalhões. O aço possui densidade muito superior que o concreto, o que eleva a densidade do concreto reforçado. Uma estimativa aceitável desse valor indica 24 quilogramas por metro quadrado. Esse valor deve substituir os 23 quilogramas por metro quadrado estimados para o concreto normal ao calcular o peso do concreto reforçado.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...