×
Loading ...

Como fazer uma maquete realista de um castelo

Atualizado em 20 julho, 2017

Os castelos foram usados para abrigar diversos grupos de pessoas e embelezar diferentes lugares durante milhares de anos. Eles representam um dos maiores feitos arquitetônicos da humanidade e dizem muito a respeito da história de quem viveu neles. Seguindo essas instruções simples, você pode fazer uma maquete realista de um castelo gastando pouco tempo e dinheiro. Construir uma maquete dessas lhe ajudará a avaliar como era a vida lá dentro e, ao mesmo tempo, criar um objeto atrativo para sua casa.

Instruções

Faça uma maquete realista de um castelo gastando pouco tempo e dinheiro (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Pegue uma imagem de um castelo para copiar. Os castelos podem ser de tamanhos e formatos diferentes e não há um tipo genérico para se basear na construção da maquete. Você pode fazer um castelo retangular sem detalhes sofisticados, como o Castelo Bodiam, na Inglaterra.

    Loading...
  2. Desenhe uma planta básica no papelão resistente ou no compensado. Deixe espaço suficiente para um fosso ou jardim. O modelo retangular básico possui uma grande torre em cada um dos quatro cantos do castelo com paredes entre elas. As torres devem ser mais altas do que as paredes em uma proporção de aproximadamente 3:2.

  3. Inclua uma grande entrada com um portão e uma ponte levadiça na planta. O interior do castelo não precisa ser complexo. Coloque uma construção retangular grande (o salão principal) e outras construções menores para o armazenamento e os empregados.

  4. Corte os tubos de papelão do mesmo tamanho. Corte a extremidade dos tubos em quadradinhos alternados para fazer as ameias (consulte a seção "Referências"). Cole os tubos diretamente na planta para fazer as torres e deixe secar antes de continuar.

  5. Compre várias caixas retangulares longas e estreitas (pode ser do tipo usado para televisões de tela plana). Corte-as de modo que elas caibam perfeitamente entre as torres. Cole as paredes na planta e também nas laterais das torres. Faça ameias no alto da paredes cortando uma tira de papelão em quadradinhos alternados e colando-a dos dois lados da parede.

  6. Coloque o portão de entrada entre as duas torres, no centro da parede. Corte uma abóbada grande e pontuda e coloque-a em lados opostos da entrada para servir como portão. Cole a entrada no chão e preencha os espaços entre essa estrutura e as torres com pedaços de parede. Corte ameias para a parte superior da entrada e cole-as.

  7. Coloque uma caixa retangular dentro das paredes do castelo para servir como o salão principal. Esse cômodo precisa de um telhado íngreme e pontiagudo, que pode ser construído colando três pedaços de papelão juntos formando um triângulo e prendendo isso em cima da caixa. Por fim, corte pequenos buracos arqueados para fazer as portas e janelas no castelo usando o estilete.

  8. Decore seu castelo dando a ele uma aparência realista. Construções desse tipo eram feitas com pedras pesadas em múltiplas camadas. Desenhe camadas de pedras em todas as superfícies do castelo com um lápis. Use canetinhas ou tinta para depois pintar as pedras, deixando linhas escuras entre elas mostrar a separação entre as camadas.

  9. Cole pequenas bandeiras coloridas (que são fáceis de fazer com palitos de dente e papel) no castelo. Faça uma ponte levadiça com um pedaço grosso e retangular de papelão mais ou menos do tamanho do portão. Desenhe no chão do castelo caminhos entre as várias portas. Pinte as áreas vazias de verde para representar a grama.

Loading...

O que você precisa

  • Várias folhas de papelão resistente
  • Placa pequena de compensado (opcional)
  • Tubos de papelão de diversos tamanhos e espessuras
  • Estilete
  • Cola de madeira
  • Tesoura
  • Caixas de papelão de diversos tamanhos
  • Lápis, canetinhas e tintas

Recursos

Loading ...
Loading ...