×
Loading ...

Como fazer maquetes de templos astecas

Atualizado em 23 março, 2017

Os templos astecas eram basicamente formados como pirâmides, com os templos no topo, mas as estruturas eram bastante complexas. As maquetes de grandes templos astecas podem focar na macroestrutura, na metodologia da construção, na maneira pela qual um ritual era realizado ou no processo de escavação usado por arqueólogos. Elas também podem focar na arte, na encenação de um ritual ou na maneira pela qual a música e outras artes criativas eram integradas às cerimônias dos templos astecas.

Os templos astecas eram quase sempre pirâmides com degraus, encimadas por um edifício cerimonial menor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Maquete de templo em escala

Usando quadrados de isopor de tamanhos gradativamente decrescentes, construa uma pirâmide de degraus sobre uma superfície firme e leve, como as placas de apresentação do mesmo material. Crie a estrutura do templo pequeno no topo usando palitos de picolé ou um material semelhante. Lixe as extremidades do isopor para dar um aspecto de algo exposto ao tempo, depois borrife tinta em spray cinza. Use cartolina para criar formas como degraus e canais, para escorrer o sangue. Pinte quaisquer desenhos artísticos que queira em volta dos lados e use apetrechos de paisagens de trem elétrico em escala N (1:160) para decorar com árvores, pessoas e outros itens do ambiente.

Loading...

Maquete com corte transverso

Os templos astecas eram construídos de vários materiais diferentes. Os mais antigos eram de pedras cortadas. Os mais recentes eram compostos de paredes de massa parecida com concreto preenchidas com cascalhos de rochas vulcânicas. Era disposta uma camada de ladrilhos sobre o cascalho, depois uma parede nova e menor era construída em cima da anterior e o processo se repetia. Um pequeno protótipo desse corte transversal poderia ser criado como uma réplica em escala ou em um plano tridimensional colado em um painel ou uma placa de apresentação. São necessárias boa pesquisa e rotulação correta para essa maquete de templo asteca.

Maquete de escavação

Embora essa maquete seja desafiadora para ser construída, ela também pode ser a mais criativa. Um tipo de protótipo de escavação é uma ruína de templo asteca em tamanho real. Comece por construir um modelo em escala para um templo inteiro ou parte dele como descrito na seção 1, depois cubra-o, borrifando-o com grama e colando vinhas de plástico de paisagens de trem elétrico. Coloque pedras pequenas em locais vazios, depois borrife com grama de paisagens de trem, também. Use notas e rótulos para mostrar como a "montanha" é reconhecível para arqueólogos, como um templo. Outro tipo de maquete de escavação é a escavação propriamente dita. Em uma caixa com lados altos, construa os lados do nível mais baixo de um templo com gesso de Paris e depois preencha-o com pedras. Cubra tudo com areia e deixe o público "escavar" o templo com escovas.

Maquete ativa

Construa um templo asteca em escala, depois o povoe com sacerdotes e vítimas, para demonstrar como um ritual era controlado e como o sangue fluía depois do sacrifício. Devido à natureza sangrenta do ritual asteca, essa maquete pode ser inadequada para espectadores mais jovens. Para um exemplo menos ilustrativo, considere usar uma cerimônia de adoração de Quetzalcoatl. Em vez de humanos, use os sacrifícios preferidos do deus asteca mais gentil, de flores e borboletas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...