Mais
×

Como fazer uma máscara de serpente

Seja para o teatro ou para uma festa à fantasia com os amigos, uma máscara cria o toque final para uma fantasia de cobra ou de alienígena reptiliano. A máscara de serpente esconderá o seu cabelo e transformará o contorno do seu rosto. Transforme-se em uma serpente gigante com desenhos de cobra realistas e olhos personalizados. Esse projeto requer apenas alguns materiais e ferramentas comuns e é apropriado para todas as idades, embora um adulto deva ajudar as crianças no recorte das fendas dos olhos.

Instruções

Com um gorro de material leve você faz a cabeça e o rosto da serpente (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Retire as lentes de um óculos de sol que não use mais. Solte os parafusos se eles ainda estiverem nos óculos ou quebre a armação se ela for de plástico. Não mexa nas lentes por enquanto. Elas serão os olhos brilhantes e levemente salientes da serpente.

    Lentes de óculos escuros servem para fazer os olhos da serpente (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)
  2. Coloque o gorro de forma que ele cubra todo o seu rosto, ou o da pessoa que usará a máscara de serpente. Ajuste o gorro para que a cabeça e o rosto fiquem bem cobertos. Mexa-se um pouco fazendo expressões faciais para que o tecido possa subir caso esteja muito espichado.

  3. Tire o gorro e corte os buracos para os olhos usando os pontos como guia. Se você não tem muita experiência com corte de tecido, primeiro desenhe o formato dos olhos ligando os pontos com a caneta. Corte uma fenda de 1,2 cm em cada ponto das narinas para fazer os orifícios de respiração da serpente. Se o gorro tiver duas camadas de tecido, corte ambas, mas tome cuidado para não cortar junto a parte de trás do gorro.

  4. Experimente a máscara e tente olhar para todas as direções para ter certeza de que os buracos para os olhos são grandes o suficiente para a sua visão não ficar obstruída. Esse detalhe é fundamental para a segurança de quem usará a máscara. Se necessário, risque os buracos dos olhos para deixá-los maiores e melhorar a sua visão periférica. Use a tesoura para aumentar os buracos.

  5. Tire a máscara e coloque as lentes dos óculos escuros por dentro do gorro para que apareçam pelos buracos dos olhos. Levante a parte de cima de um dos buracos e coloque cola na parte superior da lente, onde ela grudará no tecido. Aperte o tecido contra a lente e fique segurando por 30 segundos. Faça o mesmo com todo o contorno da lente e repita o processo no buraco do outro olho. Deixe a cola secar por pelo menos duas horas. Pode ser que ela demore mais tempo para secar dependendo da temperatura e umidade do local e do tipo de cola.

  6. Desenhe as escamas da serpente no gorro quando a cola estiver seca. A área ao redor dos buracos dos olhos ficará dura, e não grudenta, quando a cola estiver completamente seca. Contorne os olhos com uma caneta preta e grossa para que eles se destaquem e faça as escamas em forma de diamante ou algum outro desenho específico do tipo de cobra que a máscara representa.

    Desenhos de marcas ou escamas de serpentes dão uma aparência realista à máscara (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dicas

  • Use um gorro de tecido fino, como um de algodão, para fazer a máscara, e não um gorro de lã.
  • Farmácias e atacados vendem conjuntos de conserto de óculos que incluem chaves de fenda que se encaixam nos pequenos parafusos.
  • Leia e assista vídeos sobre cobras para entrar no personagem. É bom aprender como elas mexem o corpo e a cabeça, para que dê vida à máscara.

Aviso

  • Não use lentes escuras para essa máscara se for usá-la na rua ou em qualquer lugar perigoso, como em um palco. As lentes escuras podem atrapalhar a sua visão, principalmente à noite, e aumentar o risco de acidentes.

O que você precisa

  • Óculos escuros que não vá mais usar, com lentes em formato oval, de cor, preferencialmente, âmbar
  • Chave de fenda para óculos, caso necessário
  • Um gorro de material leve em alguma cor de cobra, como verde, cinza ou cor de ferrugem
  • Caneta hidrográfica
  • Tesoura
  • Caneta permanente preta
  • Cola para tecido ou cola extraforte
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article