×
Loading ...

Como matar mofo nas paredes com água sanitária

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As paredes de uma casa típica são construídas de reboco, madeira ou gesso, que são altamente susceptíveis aos efeitos da contaminação por fungos. Se você encontrar sinais de mofo nas paredes, use água sanitária para matar os esporos ativos. Ela contém fortes propriedades de combate ao mofo, mas também pode branquear ou danificar suas paredes se não for diluída e utilizada com as devidas precauções.

Instruções

A água sanitária tem que ser diluída para matar mofos nas paredes sem danificá-las (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Despeje uma colher de sopa de água sanitária em um borrifador e dilua com 600 ml de água morna. Embora possa usar alvejante para combater o mofo, um relatório da University of Missouri Extension recomenda água sanitária para melhores resultados. Além disso, é essencial que você a dilua com água para matar mofo sem branquear suas paredes.

    Loading...
  2. Borrife a água sanitária diluída em um pano macio ou uma esponja. Se o mofo estiver em uma área grande da parede, você pode pulverizá-la em um rolo de pintura. Segure o borrifador a poucos centímetros de distância do pano (ou outra superfície) e ponha apenas líquido suficiente para umedecer (mas não encharcar) o pano. Molhar as paredes só agravará a umidade que proporciona o crescimento de esporos de fungos.

  3. Limpe a parede com o seu pano, esponja ou rolo. Certifique-se de limpar qualquer lugar em que o mofo apareça, assim como as áreas em volta. Mesmo que um local em particular não pareça afetado, ele ainda pode ter esporos de fungos microscópicos, especialmente se houver mofo ativo por perto.

  4. Retire a água sanitária da parede após cerca de 15 minutos. Para enxaguar, use papel toalha levemente umedecido, uma esponja ou pano. Mais uma vez, tome cuidado para não saturar as paredes com excesso de líquido. Você quer remover o agente branqueador, mas não criar mais umidade.

  5. Seque as paredes. Mesmo que a água sanitária consiga matar todos os esporos, o mofo ainda pode se regenerar se você deixar as paredes úmidas. Coloque um desumidificador perto para eliminar a umidade ou ligue o ar condicionado e o ventilador. Você também pode usar um aquecedor.

Loading...

Aviso

  • Se você observar que o mofo cobre uma grande parte de uma ou várias paredes e não pode identificar a fonte, entre em contato com um especialista em eliminação de mofo. Você pode ter um vazamento ou um problema de isolamento que requer atenção imediata.

O que você precisa

  • Borrifador
  • Pano macio
  • Rolo de pintura
  • Papel toalha
  • Desumidificador
  • Aquecedor
  • Ventiladores

Referências

Loading ...
Loading ...