Materiais básicos de pintura acrílica para iniciantes

Escrito por dianne christensen-herman | Traduzido por marcella lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Materiais básicos de pintura acrílica para iniciantes
Conheça os materiais básicos para começar a pintar com tinta acrílica (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

A pintura com tinta acrílica é uma escolha comum e popular entre pintores iniciantes e experientes por ser muito versátil. Essas tintas podem ser diluídas, semelhante à aquarela, ou espessadas para trabalhos mais elaborados. Diferente da tinta à óleo, a acrílica é de secagem rápida e não fica amarelada com o tempo. Alguns poucos materiais são necessários para iniciar na arte da pintura com tinta acrílica. A maioria deles pode ser adquirida em lojas de materiais para artesanato.

Tintas

Um artista iniciante que opta pela técnica acrílica precisa de tinta para começar. Tintas de nível profissional são melhores que as mais baratas para estudantes, mesmo para o artista iniciante. As tintas muito baratas consistem em espessantes e sua cor se apaga com o tempo. A tinta profissional é mais cara, mas pode valer a pena pela diferença na qualidade. Se o dinheiro estiver curto, compre tinta de qualidade nas cores primárias, como vermelho, azul e amarelo e apenas algumas secundárias para fazer misturas de cores.

Pincéis

Você precisará de alguns pincéis para começar a pintar com tinta acrílica. São recomendados quatro ou cinco pincéis no início, pois você pode lavá-los sempre que trocar de cor. Muitos pintores de tinta acrílica utilizam pincéis para óleo, pois a acrílica é ruim para as fibras. Pincéis para tinta à óleo costumam ser feitos de zibelina ou pelo. Mas, os pincéis de náilon também podem aguentar a espessura da tinta acrílica. Os formatos podem variar de acordo com o estilo da pintura, mas dois pincéis chatos, dois redondos pequenos e um macio para áreas grandes servem para começar. O pincel língua de gato, que é chato com a ponta redonda, é bom para pintar bordas gastas. O pincel leque também é necessário para misturar cores.

Médiuns

O médium é um aditivo usado para acrescentar transparência, aumentar o tempo de secagem, diluir ou espessar a tinta acrílica. Esse aditivo pode tornar a tinta mais versátil. Há médiuns em gel, líquido ou verniz. Apesar de ser possível diluir a tinta acrílica também com água, o médium proporciona melhor aderência à tela.

Telas

A tinta acrílica pode ser usada em telas baratas, se estiver coberta com gesso. O gesso funciona como um primer para a tela. Se a tela não tiver sido tratada com gesso, você mesmo poderá aplicá-lo. Ele deve ser misturado à quantidade de água recomendada pelo fabricante no rótulo e aplicado à tela com pincel de náilon. Tipicamente, o gesso deve ficar ligeiramente mais fino do que quando está no pote. A mistura deverá secar completamente antes de iniciar a pintura. Papel para aquarela é adequado para experimentar técnicas de transparências. Placa para ilustração também é outra opção para pintura, a qual oferece uma superfície bem uniforme.

Armazenamento

Muitos pintores adquirem uma caixa de pintura para guardar e transportar seus materiais. Uma caixa de ferramentas sem uso pode cumprir essa função. Muitas lojas de artes oferecem paletas variadas e baratas. Entretanto, alguns itens domésticos muito comuns, como potes vazios de comida podem funcionar tão bem quanto.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível