Materiais para fazer uma cortina romana

Escrito por gloria hutson | Traduzido por ana cristina carneiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Materiais para fazer uma cortina romana
Os tipos de cortina romana variam entre dobrado e reto ou uma união de estilos (interstices et pérégrinations image by rachid amrous-spleen from Fotolia.com)

A cortina romana ajusta-se bem próxima à janela que cobre e serve para bloquear ou minimizar a luz que entra em um cômodo. Este tratamento para a janela requer menos material do que as cortinas drapeadas ou comuns, mas não significa que seu projeto não possa ficar estiloso. Os estilos da cortina incluem pregas e franzidos, camadas dobradas ou linhas retas. O tecido pode ter design elegante, floral ou geométrico com cores sólidas ou graduadas.

Outras pessoas estão lendo

Tecido

Para fazer a cortina romana, use tecido 100% algodão ou uma mistura de materiais leves a meio-leves. Tecidos para quiltar possuem cortes menores do que os tecidos para decorar. Isso às vezes torna necessário costurar a cortina em partes. Ao contrário, os tecidos para decoração são mais largos e possuem um guarda-tecido que ajuda a proteger o material. Escolha a estampa e as cores para a cortina romana de acordo com as suas preferências e estilo.

Revestimento

O revestimento drapeado vai atrás da cortina e ajuda a protegê-la da luz solar, que pode prejudicar o material e tende a desvanecê-lo, ao longo do tempo. O revestimento afeta a forma como a luz entra no cômodo. Os forros podem incluir bloqueio de luz, que impede totalmente a entrada da luz, ou um filtro de luz, que permite que alguma luz passe através da cortina. Você também pode comprar um revestimento que contém isolamento. Este tipo minimiza o calor produzido pelos raios solares durante os dias mais quentes e também protege contra o ar frio no inverno.

Placa de montagem

A placa de montagem, que segura a cortina romana e seu cordão, é criada a partir de uma placa de madeira de 2,5 cm por 5 cm, aproximadamente. Parafusos seguram a placa na moldura de dentro da janela ou na borda externa da moldura, dependendo da posição da cortina. A largura destas medidas determinará o comprimento da placa. Um tecido de harmonização geralmente cobre a placa que é mantida no lugar por grampos. A cortina é amarrada à placa de montagem enrolando-se a extremidade de cima do tecido ao redor da placa e pregando com tachinhas no lugar devido. Você pode utilizar velcro como uma alternativa às tachinhas.

Equipamento

Você irá precisar de equipamentos para fazer as cortinas romanas. Isto inclui parafusos para anexar a placa de montagem à moldura interior da janela. Caso a cortina se estenda além da moldura da janela, utilize cantoneiras para anexar a placa à parede. O cordão é tecido através de uma série de anéis de elevação que são costurados à parte de trás da cortina. As presilhas do cordão o mantêm esticado depois que você levanta a cortina. Um sistema de bloqueio de polias elimina a necessidade de presilhas. Você irá precisar fixar parafusos ilhós ou polias planas através da extremidade inferior da placa de montagem, para conter o cordão.

Ferramentas

Para fabricar a cortina, serão necessárias ferramentas que incluem uma máquina de costura, agulhas de costuma e linhas de costura. Além disto, precisará de tesoura ou um cortador giratório para cortar o material e uma fita métrica para calcular as medidas. Para cobrir a placa de montagem, obtenha um grampeador e uma furadeira com broca de tamanho apropriado para anexar a placa de montagem à parede ou à moldura da janela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível