on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como medir áreas usando um GPS

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aparelhos de GPS podem fazer mais do que levar uma pessoa de um ponto A para B, dizer passo a passo a direção correta ou levar até seu restaurante predileto. Com um aparelho GPS de mão e um pouco de matemática, você pode medir a área de um terreno. Isso pode ser útil se pretende comprar ou vender uma propriedade. O recurso de medir a distância percorrida, presente em seu GPS, será muito útil na hora de fazer os cálculos matemáticos.

Instruções

Use seu aparelho corretamente e terá muita ajuda na hora de medir áreas (handheld GPS image by Christopher Dodge from Fotolia.com)
  1. Dê uma olhada no mapa da propriedade. Para tornar isso mais fácil, você pode marcar a área que quer medir, então saberá onde colocar suas medidas.

    Loading...
  2. Ligue seu GPS. Ative a função de medir distância percorrida. Então, será medida a distância, seja de automóvel ou a pé.

  3. Ande pela propriedade com o seu GPS, gravando o comprimento e largura da área em seu mapa. Quando chegar ao fim do primeiro lado, apague a distância percorrida. Largura e comprimento devem ser medidos separadamente para ter precisão.

  4. Encontre a área da propriedade com uma calculadora. Se ela tem formato retangular, multiplique o comprimento pela largura. Se for quadrada, multiplique um dos lados por ele mesmo. Se a propriedade tem formato triangular, multiplique a medida da base pela altura e, então, divida o resultado por dois. Isso dará a área da propriedade.

  5. Divida a área encontrada por 10.000 para encontrar a medida em hectares (1 hectare = 10.000 m²). Por exemplo, digamos que a área que quer medir é retangular, com comprimento de 118 metros e com largura de 125 metros. Multiplique o comprimento pela largura para encontrar a área. 118 x 125 = 14.750 m². Agora, divida a área por 10.000 e terá o valor em hectare: 14.750/10.000 = 1,475 hectares.

Loading...

O que você precisa

  • Mapa
  • GPS de mão
  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...