Como medir e construir uma gaveta de penteadeira

Escrito por dustin hill | Traduzido por bruno belli sinder
Como medir e construir uma gaveta de penteadeira
Fazer uma gaveta para armário requer medições e cortes precisos (red office #2 image by Val Thoermer from Fotolia.com)

Construir uma gaveta para penteadeira é um bom projeto para fazer sozinho, mas demanda bastante atenção aos detalhes. Envolve medir e cortar cinco peças: duas laterais, uma frente, uma traseira e um fundo de compensado. Também é necessário cortar quatro juntas para prender os cantos. Para construir uma gaveta de qualidade, é essencial usar material adequado e medir e cortar com precisão, para garantir que o peça está no esquadro. Uma serra de mesa e uma tupia podem facilitar o projeto, mas ferramentas manuais simples, como uma serra circular e um formão, são suficientes, desde que se tome bastante cuidado na construção.

Instruções

  1. 1

    Escolha um trilho para a gaveta. A maioria das gavetas de penteadeira usa uma trilho padrão, disponível em lojas de construção. É importante comprar os trilhos antes de começar o projeto, pois eles determinam a largura que você deve fazer as gavetas. Existem diversos estilos de trilhos, adequados para suportar pesos diferentes. A maioria dos trilhos de qualidade suportam entre 35 kg e 45 kg. Determine o uso que você dará a gaveta, e escolha um trilho adequado.

  2. 2

    Meça a largura da abertura na penteadeira. Meça de um lado do móvel ao outro, usando uma fita métrica. Observe as instruções que vem junto com os trilhos da gaveta, para descobrir quanto de largura eles irão adicionar à gaveta. Na maioria das vezes, os trilhos adicionam cerca de 1,5 cm. Nesse caso, você deve subtrair 1,5 cm da medida da abertura na penteadeira. Essa será a largura da sua gaveta.

  3. 3

    Determine a profundidade da gaveta. Examine dentro da penteadeira para ver se há alguma obstrução -- como uma pia -- que possa interferir na profundidade da gaveta. Se não houver nenhuma obstrução, você pode medir da ponta da frente até o fundo interno da abertura. Subtraia 1,5 cm da medida, para garantir espaço para as juntas que irão segurar os cantos. Se houver alguma obstrução, meça da borda da frente até o ponto da obstrução. Subtraia 1,5 cm da medida pra caberem as juntas.

  4. 4

    Determine a altura da gaveta. Meça a altura da abertura na penteadeira. Subtraia 3 mm da medida, para garantir espaço adequado. Se você estiver fazendo a abertura na penteadeira, determine a altura que você deseja que a gaveta tenha, de acordo com o uso que ela terá. A maioria das gavetas de penteadeira costumam ter entre 7 cm e 12 cm de altura.

  5. 5

    Escolha a madeira. A maioria das gavetas de penteadeira tem as laterais, a frente e a traseira feitas com madeira de lei com 1,5 cm de espessura. Bétula e bordo são boas opções, e costumam estar disponíveis em qualquer loja de construção. A madeira deve ser lisa, ser curvas ou giros. Selecione uma que tenha a largura igual a altura da sua gaveta, ou então você terá que usar uma serra de mesa para partir os pedaços nos tamanho corretos. Toda amadeira deve ter exatamente a mesma largura. Selecione um pedaço de compensado de qualidade, com 7 mm de espessura, que tenha pelo menos 2 cm a mais que a largura e a profundidade da gaveta.

  6. 6

    Corte as peças da frente e da traseira da gaveta. Use as medidas que você tirou anteriormente, lembrando de subtrair o espaço tomado pelos trilhos. Faça uma marcação usando uma fita métrica e um lápis. Corte exatamente por cima da marcação, usando uma serra de mesa. Use a pesa traseira para marcar o comprimento exato da peça da frente. Isso irá garantir que as duas peças tem exatamente o mesmo comprimento, que é crítico para garantir uma gaveta no esquadro. Corte a peça na serra de mesa.

  7. 7

    Corte as laterais da gaveta. Use as medidas que você tirou antes para a profundidade, lembrando-se de subtrair 1,5 cm para as juntas. Faça marcações nas peças laterais usando fita métrica e lápis. Corte precisamente nas marcas, usando uma serra de mesa. Marque o comprimento da segunda lateral com a primeira. Corte as laterais com uma serra de mesa.

  8. 8

    Corte as juntas para as gavetas. As juntas são pequenos pedaços de madeira que ajudam a prender duas peças de madeira. Pegue as peças da frente e de trás. Faça uma marca a 1,5 cm da ponta de uma das peças. Trace uma linha ao longa da largura da tábua, na marcação que você fez, usando um esquadro e um lápis. A distância entre a ponta da tábua e a linha deve ser igual a espessura das peças laterais. Monte a tupia com uma broca de corte reto. Remova uma profundidade de 7 mm da peça, por cima da linha que você fez. É importante fazer um corte reto, para que a gaveta fique no esquadro. Repita o processo com as outras três laterais das peças da frente e de trás.

  9. 9

    Corte um sulco para o fundo da gaveta. Pegue a peça de trás e faça uma marca a 7 mm da base da peça. Trace um linha na marca, ao longo do comprimento da tábua, usando um esquadro e um lápis. Use a tupia novamente para remover madeira no decorrer da linha. Repita o processo nas peças da frente e dos lados.

  10. 10

    Corte o compensado para o fundo da gaveta. Adicione 1,5 cm à medida que você usou para cortar as peças da frente, de trás e das laterais. Esses 1,5 cm servem para preencher os sulcos de 7 mm que você criou em cada peça. Corte o compensado no tamanho correto, usando uma serra de mesa.

  11. 11

    Monte a gaveta. Coloque as peças da frente, de trás e das laterais juntas. As laterais devem ficar bem niveladas com as juntas. Meça a diagonal até o canto oposto. Repita o processo com os outros cantos. As medidas diagonais devem ser idênticas, para garantir que a gaveta está no esquadro. Quando estiver satisfeito com o encaixe das juntas, remova as peças. Aplique uma fina camada de cola para madeira em todas as laterais das juntas. Use uma braçadeira para segurar a gaveta no comprimento, outra na largura. Consulte a embalagem da cola para determinar o tempo de secagem adequado.

  12. 12

    Prenda o fundo da gaveta. Coloque um camada fina de cola no sulco das peças. Encaixe o compensado no lugar. Use pelo menos quatro braçadeiras para esperar a cola secar.

  13. 13

    Coloque pequenos pregos para prender bem as juntas e o fundo. Martele dois pregos em cada junta. Martele-os a cada 5 cm ao longo das bordas de baixo do compensado.

  14. 14

    Prepare a gaveta para a instalação. Prenda os trilhos de acordo com as instruções do produto. Um face decorativa pode ser adicionada à frente da gaveta, usando cola e parafusos, caso deseje. Se não adicionar um face extra, a gaveta irá ficar nivelada com a face externa da penteadeira.

O que você precisa?

  • Madeira de lei com 1,5 cm de espessura
  • Compensado com 7 mm de espessura
  • Serra de mesa ou circular
  • Tupia ou formão
  • Fita métrica
  • Cola para madeira
  • Braçadeiras
  • Pregos
  • Puxador para gaveta
  • Trilho para gaveta
  • Esquadro
  • Lápis
  • Martelo

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível