Como medir a gordura da barriga

Escrito por anthony diaz de la vega | Traduzido por nicolas sales
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Como medir a gordura da barriga
Medição da cintura (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Medir a gordura da sua barriga fornece uma base para avaliar sua saúde geral e nível de aptidão física. Além disso, a medição da gordura da barriga de uma pessoa é uma das maneiras mais importantes que os médicos usam para determinar o risco de doenças e condições médicas vinculadas a obesidade e ao peso. Existem diferentes modos de medir quanta gordura você está carregando em sua barriga, e para ter um quadro completo do estado de saúde do seu corpo, você deve usar cada um deles. Reserve um tempo para entender cada um dos modos e ter noção de o que a avaliação está medindo e como isso está relacionado à sua aptidão física.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Descubra o tamanho de sua cintura usando uma fita métrica em volta da parte mais larga da sua barriga (normalmente logo em volta do umbigo). Calcule a relação cintura-quadril medindo a circunferência dos seus quadris no ponto mais largo. Divida a medida da sua cintura pela medida do seu quadril.

  2. 2

    Calcule o índice de massa corporal (IMC) usando uma calculadora de IMC, disponível online. O IMC determina a porcentagem de gordura do seu corpo, baseado-se no seu peso em relação à sua altura. Veja onde seu IMC fica na escala e determine como ele classifica seu peso -- por exemplo, como abaixo do peso, "saudável", acima do peso, ou obeso.

  3. 3

    Use um par de compasso de calibre de gordura para determinar quanta gordura você está carregando na barriga. Eles parecem um grande par de pinças que determinam o tamanho das dobras de gordura visíveis no abdômen. Pegue uma dobra de gordura do centro da sua cintura, use seu dedão e dedo indicador para apertar perto dos seus músculos abdominais e use sua outra mão para medir o tamanho usando o calibre.

  4. 4

    Descubra se a forma do seu corpo é aquela conhecida como a forma de "maçã" ou a forma de "pera". Estes não são cálculos exatos, mas podem servir como um modo de determinar se você está mais propenso a carregar peso na sua barriga (maçã) ou mais na parte de baixo do corpo (pera). Isso irá ajudar seu profissional de saúde a avaliar melhor seu nível de saúde física.

  5. 5

    Registre a medição em um pedaço de papel e leve os resultados ao seu profissional de saúde na próxima consulta.

Dicas & Advertências

  • Os recursos irão lhe dar informação e orientação nas aplicações de saúde da medição de gordura na barriga.
  • Seja o mais honesto possível na avaliação de seu nível de aptidão física e medição de gordura na barriga, já que trapacear nas medições só serve para você ter uma avaliação irreal de sua saúde. Meça o mais precisamente possível para que você tenha a melhor visão de seu nível de aptidão física e potenciais problemas de saúde.
  • Se a medição de sua gordura na barriga (ou qualquer um dos valores determinados derivados da medição) cair em uma zona que seja considerada não saudável, marque uma consulta com seu profissional de saúde o mais rápido possível para discutir as opções de tratamento possíveis.

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