×
Loading ...

Qual o melhor acabamento para uma bancada de cortar carne em madeira?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Bancadas de cortar carne em madeira combinam praticidade e beleza. Esse material traz um ambiente acolhedor à cozinha, proporcionando uma superfície durável que, com o acabamento adequado, também serve como uma tábua de cortar carnes embutida. Algumas bancadas de madeira são instaladas por razões puramente estéticas, enquanto outras são adicionadas pela conveniência de ter uma superfície de trabalho sobre a qual é possível cortar e fatiar.

Dê acabamento a bancadas de madeira com coberturas sintéticas ou à base de óleo (Large knife on a butcher block table image by Jim Mills from Fotolia.com)

Veios

Antes de escolher um revestimento para a bancada, considere o tipo de fibra da madeira. Uma superfície com fins de fibras apresenta veios que seguem de cima para baixo, perpendiculares ao topo do balcão. Esse é o mais forte dos dois tipos de madeira, sendo recomendado para bancadas que serão utilizadas para cortar e fatiar alimentos, pois as lâminas das facas trabalharão à favor das fibras, e não contra elas, o que faria com que perdessem o fio. Já superfícies com fibras alongadas possuem veios longos e finos que são laminados em conjunto e horizontalmente colocados no comprimento da bancada. Como as lâminas das facas atravessam as fibras, elas deixam marcas de cortes e cicatrizes na superfície do balcão. Esse tipo de madeira não é normalmente utilizado para corte, mas sim para fins decorativos.

Loading...

Acabamento à base de óleo

Se a bancada de madeira for usada para a preparação de alimentos, um acabamento à base de óleo é a melhor opção. O óleo mineral atóxico preservará a madeira e a tornará resistente à formação e ao crescimento de bactérias e de outras toxinas a partir dos resíduos de alimentos nela preparados. Superfícies protegidas com esse material devem ser cuidadosamente limpas após cada utilização por questões de saúde e segurança. Aplique novamente esse acabamento a cada quatro ou seis semanas para manter as bancadas atraentes e resistentes às bactérias.

Acabamentos sintéticos

Bancadas de madeira que são instaladas exclusivamente por questões estéticas devem ter um acabamento que as proteja de água, manchas, arranhões e cortes. Um verniz incolor ou algum outro revestimento de poliuretano mantém a superfície brilhante e fácil de limpar com um pano úmido. Mas se uma faca ou outra ferramenta de corte for utilizada na superfície, ela deixará riscos profundos e marcas de corte que alcançam a madeira abaixo do acabamento, não podendo ser apagadas ou amenizadas como nas bancadas com revestimento à base de óleo.

Opções de bancadas

Se sua cozinha for espaçosa o suficiente, misture e combine diferentes tipos de bancadas de madeira. Cozinhas com ilhas dedicadas à preparação de alimentos frequentemente possuem balcões de madeira com acabamento à base de óleo, enquanto que as superfícies ao redor dessas áreas são revestidas com esmaltes sintéticos. Peça ao fabricante da bancada para fazer uma tábua de corte portátil tratada com óleo que combine com os balcões existentes, obtendo assim um resultado bonito e funcional.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...