A melhor maneira para aprender a ler música de Oboé para crianças

Escrito por catherine capozzi | Traduzido por carolina rico
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor maneira para aprender a ler música de Oboé para crianças
Ler música melhora as funcionalidades cerebrais (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Aprender a clave de sol enquanto faz com que, simultaneamente, o oboé soe bem é um desafio. Este instrumento de duas palhetas soa como um gato gritando quando tocado de forma errada. No entanto, como reportado pela "San Francisco Chronicle", aprender a tocar e ler música ajuda a melhorar a memória verbal e pode ajudar no aprendizado da leitura. A funcionalidade do cérebro da criança pode melhorar se ela aprender a ler música para oboé.

Outras pessoas estão lendo

Aplique as notas ao instrumento

Ajude a criança a aprender a posição dos dedos no oboé que correspondem a cada nota na partitura. Se ela não puder tocar uma nota automaticamente, circule-a e procure por ela numa tabela de posições de oboé. Algumas notas são difíceis: você precisa de um bom ouvido para reconhecer um Lá bemol. Outras notas requerem o uso de múltiplas teclas. Com treino suficiente, a criança deve identificar tanto o som quanto quais teclas seus dedos devem tocar para cada nota.

Comece com escalas

Escalas, ou progressões de subida e descida de notas de acordo com a tonalidade, são fundamentais no aprendizado da música. Livros de escalas e sites com progressões estão disponíveis para o oboé. A criança pode usar estes recursos para praticar. Como com as tonalidades mais fáceis, como Dó e vá aumentando a dificuldade até tonalidades com muitos sustenidos e bemóis.

Apesar da prática de escalas ser a parte menos agradável do aprendizado da música, elas aumentará a habilidade da criança em tocar as músicas. Antes de praticar uma música, encoraje a criança a tocar uma escala que corresponda com a tonalidade da partitura três vezes. Ela notará uma habilidade em tocar a peça mais facilmente quando antecipar os sustenidos ou bemóis.

Pratique com livros de métodos

Livros de métodos foram criados para aumentar as habilidades do cérebro em progredir uma sequência de notas. Alguns exercícios focam em arpejos, enquanto outro testam a habilidade de ir do registro mais baixo do oboé até o mais alto. Alguns exercícios testas a staccato da criança na palheta dupla. Estes exercícios não possuem os tons mais belos, mas são essenciais para melhorar as habilidades de leitura musical e adquirir controle do oboé.

Uma vasta seleção de livros de música para oboé estão disponíveis, incluindo a série de livros de Rubank, um dos livros mais usados em programas escolares. Outros bons livros de método são "Elementary Method for Oboe" (Método Elementar para Oboé) e "Practical and Progressive Oboe Method" (Método de Oboé Prático e Progressivo).

Repita trechos que tragam dificuldade

Quase toda peça musical possui um segmento que causa dificuldades. Talvez a criança não consiga tocar as semicolcheias rápido o bastante ou as notas agudas o façam chiar. Sugira à criança que repita estas seções diversas vezes até que o cérebro e os dedos se acostumem. Pegue um lápis marque o trecho para praticar repetidamente.

Preste atenção aos extras

A leitura musical envolve mais do que somente notas. Intonação, crescendos e todas aquelas palavras engraçadas em italiano que estão na partitura merecem atenção. Estas anotações ditam o tempo e estilo da música.

"P" significa "piano" ou leve. "F", por outro lado, significa "forte" ou alto. "Grandioso" significa tocar com ênfase.

Quando a criança dominar as notas, ela poderá acrescentar uma alma à música ao prestar atenção as cadências e volumes específicos dentro da peça.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível