×
Loading ...

Como melhorar a eficiência de um climatizador

Atualizado em 20 julho, 2017

Um climatizador é um aparelho de refrigeração de ar que usa eletricidade para resfriar a água, pulverizando-a ao seu redor para criar um clima agradável. Filtros de fibra coletam detritos e sujeira do ar e da água antes de pulveriza-a. Há unidades portáteis, de janela e centrais. Esse aparelho é especialmente útil em climas quentes e secos. Seu funcionamento está em seu melhor em temperaturas que passem de 27 graus Celsius e a umidade do ar é menor que 30%. Climatizadores são muito mais econômicos do que ar condicionados em climas desse tipo, mas há algumas coisas para melhorar ainda mais a eficiência do aparelho.

Instruções

Climatizadores funcionam melhor em climas quentes e secos (cold image by nici.cat from Fotolia.com)

    Melhorando eficiência

  1. Verifique o isolamento térmico de sua residência. Isolar o sótão, se tiver um, é um dos jeitos mais fáceis e baratos de aumentar a economia com energia e poupar dinheiro com refrigeração.

    Loading...
  2. Procure por vazamentos de ar. Use calafetagem ou spray de espuma para impedir correntes de ar.

  3. Verifique o nível d'água no climatizador. A água deve estar a cerca de 2 cm to topo da bandeja.

  4. Refaça os acabamentos exteriores com cores claras. Há diversos produtos para telhados e paredes que são considerados "frios". Esses produtos podem reduzir seus gastos com refrigeração de 10 a 15%.

  5. Instale ventiladores de teto. Ventiladores de teto circulam o ar frio ao redor do ambiente, gerando um efeito de brisa. Esses aparelhos não diminuem a temperatura, mas refrescam as pessoas. Desligue o ventilador quando não estiver no cômodo para diminuir a conta de luz.

  6. Instale persianas em todas as janelas. Há muitos tipos de cortinas que bloqueiam ondas solares que causam calor enquanto ainda deixam luz passar. Para maximizar a eficiência, escolha cores escuras e opacas.

  7. Substitua janelas e portas antigas por modelos novos. Alguns modelos de janela são compostos de dois painéis de vidro com gás de argônio entre eles. Alguns outros são tratados com uma substância que bloqueia calor indesejado. De vez em quando abra sua janela para deixar entrar ar fresco.

  8. Mantenha o climatizador limpo. Tanto a unidade quanto a tubulação devem ser limpas regularmente para garantir a maior eficiência. Use um produto de limpeza multiúso para limpar a unidade em si. Contrate um profissional para limpar a tubulação.

  9. Limpe os filtros de fibra na unidade, de acordo com as instruções do fabricante.

  10. Aumente o termostato em alguns graus. Para cada grau que aumentar, você economizará cerca de 3 a 5% em refrigeração.

  11. Contrate um técnico para inspecionar o aparelho. Climatizadores precisam de uma limpeza profunda a cada dois ou três anos para garantir o melhor funcionamento.

Loading...

Dicas

  • Desligue o climatizador a noite e abra as janelas para permitir a circulação natural de ar durante a noite.

O que você precisa

  • Isolamento
  • Calafetagem
  • Tinta de cor clara
  • Ventilador
  • Persiana

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...