Por que os meus olhos lacrimejam excessivamente?

Escrito por tiffany bennett | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os meus olhos lacrimejam excessivamente?
Vários problemas podem fazer com que os olhos lacrimejem excessivamente (eye image by Pali A from Fotolia.com)

Os olhos lacrimejantes fazem parte de uma condição clinicamente conhecida por epífora, na qual os olhos produzem uma quantidade excessiva de lágrimas. Embora essa condição normalmente não seja grave, ela possui várias causas e pode às vezes indicar a necessidade de cirurgias corretivas.

Outras pessoas estão lendo

Fatores ambientais

Os fatores ambientais são talvez a causa mais comum de olhos lacrimejantes. Essa categoria inclui coisas simples como cebolas, poluição, fumaça, poeira, alergias e a presença de elementos químicos prejudiciais no ar. Essa condição também pode ser causada por irritações ou ferimentos nos olhos, como arranhões ou outros danos.

Olhos secos

Olhos lacrimejantes podem ser na verdade um sintoma de ressecamento dos olhos. Nesse caso, a irritação dos olhos secos faz com que os canais lacrimais compensem a situação produzindo mais lágrimas que o necessário. O resultado é um lacrimejamento constante que muitas vezes mascara o problema do ressecamento.

Blefarite

Uma condição conhecida por blefarite (pálpebras inflamadas) algumas vezes impede que as pálpebras inferiores produzam a substância que permite que as lágrimas se espalhem facilmente por todo o olho. Por esse motivo, elas se espalham pelo olho de maneira irregular, deixando algumas áreas dele sem proteção contra o contato com o ar. Isso pode ser uma das causas do lacrimejamento excessivo.

Entrópio e ectrópio

Problemas na pálpebra inferior podem fazer com que os olhos lacrimejem. Um desses problemas, conhecido por ectrópio, ocorre quando a pálpebra inferior está relaxada demais, ficando inclinada para fora e expondo a parte interna da pálpebra. A condição oposta, conhecida por entrópio, ocorre quando a pálpebra inferior está muito esticada, fazendo com que os cílios inferiores se curvem em direção à parte interior da pálpebra. Essas duas condições podem ser corrigidas com pequenas cirurgias ambulatoriais.

Canal nasolacrimal obstruído

As lágrimas são produzidas na pálpebra superior, próximo ao canto distal do olho. Elas fluem através do olho até chegarem ao canto proximal e entram em um pequeno canal que as drenam para o nariz. Contudo, se o canal nasolacrimal for obstruído ou infectado, a umidade dos olhos, que normalmente não é percebida, passa a transbordar e deixar os olhos lacrimejantes.

Conjuntivite

A conjuntivite (olhos vermelhos) e outras infecções semelhantes podem fazer com que os olhos fiquem lacrimejantes temporariamente. O excesso de lágrimas deve desaparecer depois que a condição for tratada por um médico.

Quando procurar ajuda médica

Os olhos lacrimejantes normalmente não são uma condição séria, mas você deve entrar em contato com um médico caso haja lacrimejamento prolongado e sem causa aparente ou dores anormais nos olhos ou seios da face.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível