Mais
×

Como fazer uma mini cartola

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma mini cartola pode ser um ótimo acessório de moda, um acessório divertido a uma fantasia de Dia das Bruxas ou baile de máscaras, ou ideal para um traje teatral ou burlesco. Você pode criar uma em apenas uma noite e pode fazer isso relaxando em frente à TV. A maioria dos materiais é fácil de encontrar em qualquer loja de artigos para artesanato ou mesmo em lojas de descontos.

Instruções

Uma cartola possui uma copa, uma aba e uma faixa (Top Hat image by Wingnut Designs from Fotolia.com)
  1. Esboce o molde da cartola. Embora isso possa parecer complicado, na verdade são apenas alguns passos simples. Sua mini cartola consiste de uma copa, uma aba e uma faixa. Decida as dimensões e ponha a aba em sua cabeça para avaliar as proporções. Uma cartola em tamanho real pode ser um pouco exagerada, mas há uma grande variedade de cartolas pequenas, de miúdas a um pouco menores que o chapéu tradicional. A aba da cartola deve ser oval, com um buraco de tamanho aproximado no centro. A largura da elipse irá variar dependendo do resultado desejado. Você também precisará de uma faixa para a cartola. Esta é, simplesmente, uma peça retangular do tamanho que desejar. Para uma mini cartola, a altura da faixa geralmente varia entre 9 e 11 centímetros. Finalmente, faça o molde da copa da cartola. Novamente, esta geralmente é uma pequena elipse. Uma aba e copa circulares também funcionam, se preferir este formato.

  2. Corte as peças do feltro grosso de lã. O feltro acrílico é mais barato, mas não tem a firmeza que esse projeto exige, a não ser que você reforce a estrutura internamente. O feltro de lã não desfia, portanto não se preocupe em deixar sobras para finalizar a costura. Passe o feltro de lã com ferro de passar, se necessário, antes de continuar. Você irá precisar de duas coroas, duas abas e apenas uma faixa quando cortar o molde.

  3. Separe seis fios da linha de bordado em dois comprimentos de três fios. Você usará três fios da linha para bordar em toda a construção desse projeto. Alinhe as bordas da faixa do chapéu e costure-as para formar um tubo. Faça pontos pequenos e uniformes. Um ponto caseado é ideal para o processo. Depois que fizer o tubo com a faixa do chapéu com pequenos pontos caseados, junte uma das coroas da mini cartola à faixa.

  4. Vire o trabalho do avesso. Costure a segunda coroa por cima da primeira, virando a sua borda para baixo com os dedos ao longo do processo para fazer uma borda limpa e bem acabada. Isso dará mais força e elegância à mini cartola. Esse é o momento ideal para enfeitar a faixa do chapéu com ornamentos feitos à mão, mas outros adornos podem esperar até a aba estar no lugar.

  5. Costure as duas peças ovais ou circulares da aba juntas, pelas bordas externas. Você também pode usar um viés para dar acabamento à borda, ou costurar adornos de diversos tipos, se preferir. Costure a aba terminada à faixa do chapéu, certificando-se de que todos os pontos estejam virados para o lado de dentro da cartola.

  6. Costure uma faixa de gorgorão por cima da costura da aba, na parte interna do chapéu. Isso dará uma aparência mais ajeitada ao lado interno da cartola, e a deixará mais confortável de usar. Você pode adicionar pequenas voltas de linha ou fita por dentro, para prendê-la à cabeça com grampos de cabelo. Uma cartola muito pequena ou que será usada em uma apresentação ficará mais segura com uma presilha.

  7. Decore sua mini cartola com fitas, flores ou penas, como preferir, para combinar com a roupa que for usar. Ornamentos escandalosos são ideais para uma fantasia burlesca, enquanto uma simples fita de cetim pode funcionar para um visual mais voltado ao estilo de fraque.

Dicas

  • Você também pode fazer a mini cartola em uma máquina de costura configurada para pontos pequenos.

Aviso

  • Se estiver usando um feltro mais macio, pode ser necessário fazer uma segunda faixa. Simplesmente costure-as como se fossem uma só peça, caso precisar.

O que você precisa

  • Feltro de lã grosso
  • Agulha
  • Linha de bordado da mesma cor
  • Papel
  • Tesouras
  • Fita de gorgorão
  • Penas, contas, flores ou outros adornos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article