Como fazer mocassins de sola macia

Escrito por cynthia clark | Traduzido por gisel soto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer mocassins de sola macia
Os mocassins são calçados simples que podem ser feitos com topos altos ou baixos e podem ser adornados com miçangas intrincadas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os mocassins de sola macia ajudam a proteger os pés em casa ou no quintal. Vários estilos baseados naqueles usados ​​por tribos indígenas americanas estão disponíveis, e podem ser facilmente decorados com técnicas tradicionais ou noções de costura moderna. É fácil fazer mocassins de couro, de tecidos pesados ​​ou acolchoados com um mínimo de costura e materiais.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Folha de jornal
  • Lápis
  • Régua
  • Tesoura
  • Couro ou tecido pesado
  • Alfinetes de costura
  • Correias, fios ou cordões de couro
  • Agulha grande

Lista completaMinimizar

Instruções

    Criando o molde

  1. 1

    Dobre o jornal longitudinalmente.

  2. 2

    Desenhe uma linha paralela a 3 cm de distância da dobra.

  3. 3

    Desenhe uma linha perpendicular à dobra, com 4 cm a partir da borda inferior do papel. Esta linha marca a posição do calcanhar.

  4. 4

    Coloque um pé no papel. Alinhe o calcanhar com a linha de posicionamento que você desenhou, e o pé com a linha que corre ao longo do interior da dobra.

  5. 5

    Faça um desenho do pé sobre o papel e retire-o.

  6. 6

    Trace uma linha pontilhada através da parte mais larga da forma do pé. Desenhe uma linha curva representando a forma dos dedos, adicionando 0,5 cm para fora, começando e terminando nas duas marcas, ao longo da linha pontilhada.

  7. 7

    Estenda o extremo da linha curva. Segure uma régua paralela ao pé, na parte exterior, no final da linha curva, na borda inferior do jornal. Desenhe uma linha a partir da curva até a borda do papel.

  8. 8

    Recorte o molde, iniciando na dobra, e o ponto que marca a parte interior mais larga. Corte em torno da curva, acima dos dedos, e siga a linha reta até a borda do papel.

  9. 9

    Desenhe duas linhas paralelas pontilhadas no centro. Mantenha o molde dobrado. Localize e marque os dois pontos mais amplos do calcanhar. Segure a régua contra um dos pontos para que ela se estenda a partir da borda do papel até a linha pontilhada, que assinala a parte mais larga do pé. Desenhe uma linha pontilhada. Repita no outro lado. Isto marca a área de entrada do pé no mocassim. Desenhe uma linha curva dentro das três linhas pontilhadas para formar a abertura superior do molde. Se desejar, trace esta linha com um marcador, atravessando o papel de modo que possa ser vista do outro lado. Abra o molde.

    Corte o material

  1. 1

    Dobre o couro ou tecido. Vire a parte frontal do material em direção ao interior e crie uma dobra seguindo a linha de pontos. Para o couro, a linha de pontos fica paralela à espinha dorsal; para o tecido, fica paralela à ourela, ou bordas bem tecidas que não se desgastam.

  2. 2

    Defina a borda do molde com o calcanhar ao longo da dobra. Fixe no lugar com alguns alfinetes de costura.

  3. 3

    Recorte o molde. Ao cortar a parte desdobrada em duas camadas de material viradas para dentro, duas formas opostas, adequadas para encaixar o pé direito, serão cortadas ao mesmo tempo.

  4. 4

    Corte dois retalhos curtos ao longo das linhas pontilhadas paralelas. Embora o molde ainda esteja fixado ao material com os alfinetes, recorte a partir da borda inferior até a linha que marca a curva do calcanhar. Estes cortes serão utilizados para formar a parte de trás do calcanhar na base do mocassim.

  5. 5

    Tire os alfinetes do molde. Embora ambas as seções do material ainda estejam de frente uma para a outra, vire apenas o molde, de modo que agora fique voltado para baixo. Alinhe o molde para coincidir com as bordas de corte do couro ou tecido. A parte principal do molde agora é o topo dos mocassins. Corte ao longo das duas linhas pontilhadas paralelas. Comece com a base e corte através dos retalhos prévios em torno da curva, na parte superior do par de linhas pontilhadas.

    Construção do mocassim

  1. 1

    Envolva o material de cada mocassim ao longo da dobra. Vire o couro com o lado bonito para o exterior, já que o couro não se desgasta e a costura pode permanecer visível. Vire o tecido com a face voltada para dentro para esconder a costura e as arestas.

  2. 2

    Costure ao longo da borda externa do mocassim. Costure o couro com uma agulha grande e tiras finas de couro, ou fios pesados, ou perfure o couro para passar o fio através dos orifícios.

  3. 3

    Coloque o pé dentro do mocassim. Dobre as extremidades do material, uma sobre a outra, na parte de trás do salto, de modo que o mocassim encaixe perfeitamente. Dobre a aba sobre a sola, de modo a cobrir a dobra. Tire o pé do mocassim. Fixe as três camadas.

  4. 4

    Costure a parte de trás do salto. Adicione decorações como desejar. Para o tecido, apare a abertura com fita enviesada ou costure, para evitar o desgaste e alongamento do tecido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível