Mais
×

Como fazer um modelo de sistema solar usando caixa de sapato

Atualizado em 20 julho, 2017

Fazer dioramas com caixas de sapato é uma das coisas mais divertidas do ensino fundamental. Embora modelos de sistema solar não possam ser feitos em escala, na caixa de sapato, eles são muito divertidos e altamente eficazes no aprendizado da posição dos planetas e nas diferenças proporcionais entre seus tamanhos, especialmente entre o sol e o resto do sistema.

Instruções

Usar uma bola muito maior para o sol será mais preciso, já que ele é muito maior que os outros planetas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Pinte todo o interior da caixa de sapato de preto. Pode-se pintar pequenos pontos amarelos na parte de trás e nas laterais, dando a aparência de estrelas ao fundo.

  2. Corte uma bola de isopor ao meio. Deve-se usar a maior delas, já que essa será a representação do sol.

  3. Pinte o sol de amarelo. Apenas a parte curva da bola precisa ser pintada.

  4. Cole a parte plana do modelo do sol em uma das laterais da caixa de sapato. Isso dará um efeito de que o astro está saliente no espaço.

  5. Pinte as bolas de isopor que restaram com as cores apropriadas, dependendo de quais planetas serão usadas no diorama. Use diferentes tamanhos para representar em escala todos os planetas.

  6. Grude um pedaço de barbante, com fita adesiva, na parte de cima de cada um dos planetas. Os fios têm que ter comprimentos iguais. Para grudar o barbante no isopor, coloque um pedaço do fio sobre a bola e aplique um pedaço de fita adesiva sobre ele.

  7. Grude a outra ponta do barbante na tampa da caixa de sapato, na ordem correta dos planetas que se estiver usando no diorama.

O que você precisa

  • Caixa de sapato
  • Tinta
  • Bolas de isopor de diferentes tamanhos
  • Faca
  • Cola
  • Fita adesiva
  • Barbante
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article