Mais
×

Como fazer molduras para murais de cortiça

Uma mural grande de cortiça pode servir de quadro de recados numa casa. Por exemplo, os calendários, cronogramas de atividades extraclasse e sua lista de compras podem ficar bem visíveis em um local como esse. É o tipo de coisa bastante útil para famílias em que todas as pessoas são muito ocupadas. Porém, os murais grandes de cortiça geralmente não são muito bonitos para pendurar nas paredes em que ficam visíveis para pessoas de fora. Felizmente, é possível fazer uma moldura para melhorar o visual do seu mural. As molduras em estilo Shaker americano são feitas de peças de madeira lisa que precisam apenas de alguns cortes para encaixarem umas nas outras. É muito fácil colocar molduras desse tipo em um mural de cortiça a fim de deixá-lo mais interessante.

Instruções

Faça um mural de recados para sua família (white notes pinned to cork board image by Dmitry Rukhlenko from Fotolia.com)
  1. Coloque as partes da moldura sobre uma lona e passe tinta ou verniz nelas. É mais fácil fazer isso com a moldura fora da parede. Deixe as peças secarem completamente.

  2. Use os pregos sem cabeça para fixar o mural na parede. Bata-os em torno das bordas. Para que a moldura possa escondê-los, recomenda-se que os pregos fiquem à aproximadamente 2,5 cm das extremidades.

  3. Tire as medidas do mural e serre as molduras de acordo com o tamanho adequado. Faça um corte em linha reta na peça. Repita o mesmo processo para serrar a parte inferior da moldura.

  4. Pregue a parte debaixo e a de cima da moldura, de modo que os pregos atravessem a madeira, o pedaço de cortiça e a parede. Bata um prego a cada 30 cm.

  5. Meça a altura do mural a partir dos cantos de dentro da moldura que já está na parede. Corte as partes laterais em um tamanho que caiba dentro do vão que fica entre a moldura superior e a inferior, fazendo cortes em linha reta.

  6. Ponha as molduras laterais no lugar, de modo que elas fiquem sobre a peça de cortiça. Certifique-se de que fiquem bem niveladas para formar a moldura completa. Pregue-as na parede, colocando um prego a cada 30 cm.

  7. Tampe os buracos deixados pelos pregos com massa para madeira. Você deve colocar um pouco dentro de cada buraco e passar o dedo por cima para tirar o excesso. Em seguida, deixe a massa secar completamente.

  8. Caso encontre qualquer buraco de prego ou ranhuras, use um pincel pequeno para retocar a moldura.

Dicas

  • Você pode optar por fazer uma moldura mais detalhada. Os cortes feitos na madeira serão só um pouquinho mais complicados. Serre as pontas de cada peça com um ângulo de 45 graus para que elas se encaixem nos cantos. Serre todos os pedaços e monte-os no chão primeiro para ver se eles encaixam corretamente, antes de pregá-los na parede.

O que você precisa

  • Tinta ou verniz
  • Mural grande de cortiça
  • Molduras em estilo Shaker
  • Serra circular
  • Trena
  • Pregos sem cabeça
  • Pregador pneumático ou martelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article