Família

Qual o motivo para meu Pug estar salivando tanto?

Escrito por patricia k. maggio | Traduzido por laila teixeira
Qual o motivo para meu Pug estar salivando tanto?

Pugs não costumam ser babões. Excesso de saliva pode ser sintoma de uma doença grave

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Apesar de terem o rosto enrugado e dificuldades para respirar, Pugs não são conhecidos por salivarem excessivamente. Se não houver nenhuma razão clara para isso, como uma comida saborosa por perto, esse excesso de saliva pode ser sinal de alguma irritação ou problema de saúde. Na maioria dos casos, o motivo é benigno e pode ser facilmente tratado por um veterinário. Mesmo assim, é importante investigar se não é algo mais sério. Dessa forma, você poderá dar o melhor tratamento ao seu cão.

Outras pessoas estão lendo

Problemas na gengiva

Pugs têm um apetite voraz e são capazes de comer tudo o que veem pela frente. Isso pode causar inúmeros problemas, dentre eles a baba. Ele pode começar a salivar excessivamente se alguma coisa ficar presa em sua gengiva. O elemento estranho ativará as glândulas salivares, que tentarão esterilizar o objeto. Caso trate-se de um objeto afiado ou se ele estiver encravado na gengiva do animal, busque aconselhamento e tratamento de um veterinário.

Enjoo em viajens

Se o seu cão baba quando anda de carro, pode ser que ele esteja enjoado. O estresse de estar em um ambiente desconhecido, pensar que pode estar sendo levado ao veterinário ou não conseguir enxergar o horizonte podem causar salivação excessiva e até vômitos. Se a baba não tiver ligação com estresse, experimente abrir a janela mais perto de onde está seu Pug. Pode ser que o ar fresco alivie os sintomas. Certifique-se de que o cão esteja de frente e consiga ver a rua. Não o alimente antes da viagem. No máximo, dê alguns biscoitos de gengibre para combater o enjoo.

Intoxicação causada por alvejantes

A ingestão de alvejantes é altamente tóxica para qualquer cão, e Pugs têm uma tendência maior a colocar coisas estranhas na boca, inclusive líquidos, se comparado a outras raças. Muita baba pode ser sinal de intoxicação pelo consumo de alvejantes. Nesse caso, a salivação excessiva geralmente vem acompanhada de vômitos e fortes dores no estômago. Se você suspeita que seu Pug tenha bebido alvejante, entre em contato com um veterinário imediatamente.

Hidrofobia

A hidrofobia já não é tão comum no Brasil, mas cães ainda podem ser contaminados por esse vírus letal se mordidos por outros animais como, por exemplo, morcegos. Um dos primeiros indícios da hidrofobia é a salivação excessiva. A doença deixa o animal com dificuldades para engolir e assim, a saliva escapa pela boca. Há outros sintomas de hidrofobia além da baba espumosa. Irritabilidade, sensibilidade à luz, convulsões e dificuldade para caminhar são outros indícios da incidência da moléstia.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media