Mais
×

Como fazer nichos de madeira

Nichos podem ser usados individualmente ou juntos. Eles são projetados para trabalhar em conjunto e suprir suas necessidades de armazenamento, podendo ser empilhados de diversas formas e usados em qualquer lugar. Eles geralmente são usados como estantes para livros ou ainda como artigos de decoração. Algumas pessoas os usam até mesmo como divisores de espaços de um cômodo. Fazer seu próprio nicho de madeira requer algumas habilidades em carpintaria. Contudo, com um pouco de prática, qualquer pessoa pode fazer quantos nichos de parede quiser.

Instruções

Fazer seu próprio nicho é divertido e prazeroso (Getty Images)
  1. Corte o aglomerado ou madeira em peças de 75 cm² usando a serra de mesa. Use sua fita métrica para se assegurar de que cada peça tenha exatamente o mesmo tamanho. Para cada nicho que será construído, você precisará de quatro peças de madeira ou aglomerado.

  2. Lixe as peças suavemente, para remover qualquer aspereza das bordas antes da montagem.

  3. Disponha uma peça em sua superfície de trabalho. Essa será a parte inferior do nicho. Passe cola para madeira ao longo do lado esquerdo da peça, o mais próximo da borda que você conseguir.

  4. Pegue uma segunda peça e ponha-a em pé, diretamente em cima da cola. Esse será o lado esquerdo de seu nicho. Use o grampo para manter as duas peças juntas.

  5. Repita o procedimento no lado direito, usando cola e grampos para manter a peça no lugar.

  6. Uma vez que a cola tiver secado o suficiente para dar estabilidade às peças, passe cola na parte superior das peças que formam os lados esquerdo e direito.

  7. Ponha a peça final em cima das peças que formam os lados esquerdo e direito. Antes de prosseguir, tenha certeza de tudo estar bem alinhado.

  8. Quando a cola estiver completamente seca, adicione pregos de acabamento nos lados esquerdo e direito da peça superior, para dar mais força e estabilidade ao nicho. Use o martelo e bata levemente nos pregos. Vire o nicho de cabeça para baixo e faça a mesma coisa no lado que antes estava para baixo.

  9. Aplique o selador para madeira em toda a madeira que está exposta, tanto no exterior como no interior do nicho. Você deve passar apenas uma leve camada de selador, a não ser que as instruções do fabricante especifiquem de outra forma. Deixe o selador secar completamente.

  10. Aplique tinta às peças utilizando pincéis de boa qualidade. Use uma tinta projetada especialmente para madeira, e aplique duas ou três mãos de tinta para garantir um bom resultado. Deixe a tinta secar completamente antes de usar o nicho.

  11. Construa quantos nichos você precisar utilizando as mesmas instruções. Uma vez que todos os seus nichos estiverem prontos, empilhes-os da forma que você quiser.

Dicas

  • Nichos podem ser feitos em qualquer tamanho. Antes de começar a fazer seu nicho, decida se você usará peças de 75 cm² ou de outro tamanho. Considere o tamanho dos objetos que você deseja guardar nos nichos antes de tomar essa decisão.

O que você precisa

  • Aglomerado de partículas ou madeira, com espessura de 1,2 cm
  • Fita métrica
  • Serra de mesa
  • Lixa
  • Cola para madeira
  • Grampos para carpinteiro
  • Pregos para acabamento, espessura de 2,5 cm
  • Martelo
  • Selador para madeira
  • Pincel
  • Tinta, cor de sua preferência
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article